O que é Sociologia e ANDRÉ GUNDER FRANK E O ENGUIÇO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

1528 palavras 7 páginas
ISERJ – PEDAGOGIA – NOITE Curso: Sociologia Geral

Aluna: Fabiana Reis Correa Professor: Marcos Chagas

Assunto: Livro “O que é Sociologia”
Questão 01 – Por que o autor afirma Sociologia coo sendo uma das manifestações do pensamento moderno?
R: Porque teve o surgimento com a passagem da sociedade feudal para a sociedade capitalista, ou a passagem da sociedade medieval para a moderna. Iniciou com a revolução do pensamento científico, com a queda da sociedade feudal e intensificou-se com a revolução industrial e a francesa, colocando problemas inéditos para os homens.
Questão 02 – Explique por que o autor estabelece relações da sociologia com as revoluções capitalistas.
R: A dupla revolução que este século testemunha – a industrial e a francesa – constituía os dois lados de um mesmo processo, qual seja, a instalação definitiva da sociedade capitalista. Cada avanço com relação à consolidação da sociedade capitalista representava a desintegração, o solapamento de costumes e instituições até então existentes e a introdução de novas formas de organizar a visa social.
Questão 03 – Comente os conflitos e contradições trazidos pela urbanização.
R: A formação de uma sociedade que se industrializava e urbanizava em um ritmo crescente implicava a reorganização da sociedade rural, a destruição da servidão, o desmantelamento da família patriarcal etc. A transformação da atividade artesanal em manufatureira e fabril desencadeou o êxodo rural. As consequências foram um aumento assustador da prostituição, do alcoolismo, criminalidade, violência e surtos de epidemias, tifo e cólera que dizimaram parte da população enquanto a profundidade das transformações em curso colocava a sociedade em plano de análise, pois passava a constituir-se em “problema”, em “objeto” que deveria ser investigado. Os pensadores eram homens voltados para a ação e não desejavam produzir um conhecimento sobre as novas condições

Relacionados