O QUE É SITEMA DE CUSTEIO ABC E DE QUE FORMA ELE ACUMULA OS CUSTOS?

508 palavras 3 páginas
O QUE É SITEMA DE CUSTEIO ABC E DE QUE FORMA ELE ACUMULA OS CUSTOS?

As letras ABC são inicias de Activity-Based Costing, que, em Português significa custeamento baseado em atividades.
O ABC é um método que permite apurar quais são os recursos consumidos pelas atividades dentro de uma empresa, refletindo o relacionamento destas atividades com toda a distribuição dos custos no processo.
Portanto, através do ABC, podemos definir parâmetros eficazes para a avaliação do impacto de cada uma destas atividades no processo de produção. Como resultado, as empresas podem cortar desperdício, melhorar serviços, avaliar programas de qualidade, etc.
Visa quantificar as atividades realizadas por uma empresa, utilizando vetores (direcionadores), para alocar as despesas de uma forma mais realista aos produtos e serviços. O princípio básico do ABC é que as atividades são as causas dos custos, e os produtos incorrem nestes mesmos custos através das atividades que eles exigem. O ABC, na prática, leva a um rastreamento de dados que habitualmente não são considerados nos sistemas de custeio tradicionais, por extensão, ele ajuda a redimensionar a mentalidade gerencial das empresas onde é aplicado. Este método de custeio visa basicamente detectar os custos "ocultos" existentes para produzir bens e serviços, porém auxilia no descobrimento de custos reais dos produtos e processos, na análise mais precisa dos custos de administração e na aferição de propostas mais competitivas em relação aos concorrentes.
Os sistemas convencionais de gerenciamento de custeio não permitem análises mais consistentes quanto a problemas graves das empresas como retrabalhos de produtos defeituosos ou gargalos de produção. Medir passo a passo o processo produtivo permite a gerentes e supervisores a quantificação econômica de atrasos e ineficiências do processo produtivo.

Em poucas palavras, através do ABC as empresas podem medir e melhorar as atividades que compõem os processos do negócio e calcular

Relacionados