"O QUE É SER UM BOM MOTORISTA: NA PERSPECTIVA DOS MOTORISTAS DE ÔNIBUS INTER-URBANO”.

3266 palavras 14 páginas
1.0 INTRODUÇÃO

A presente pesquisa, apresentada à disciplina de psicologia do trânsito, da décima fase do curso de psicologia das Faculdades Integradas FACVEST, foi realizada com motoristas de ônibus urbano, sendo que foram entrevistados seis motoristas. O trabalho intitulado “O QUE É SER UM BOM MOTORISTA: NA PERSPECTIVA DOS MOTORISTAS DE ÔNIBUS INTER-URBANO”. Foi desenvolvida, a pesquisa, como o intuito de investigar o significado do bom motorista pelo prisma do motorista de ônibus inter-urbano.

1.1 Objetivos

Investigar o significado de como ser um bom motorista na visão dos motoristas de ônibus urbano.

1.2 Justificativa

O transporte público tem uma grande importância no dia-a-dia das pessoas e cujo principal representante é o ônibus, tendo na figura do motorista a sua maior representatividade, pois sem o mesmo não existiria esse transporte.
Segundo Iida (2005), o transporte urbano é visto como uma das principais causas deacidentes fatais em todo o mundo.

2.0 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 Psicologia do trânsito no Brasil

A psicologia do trânsito surgiu como conseqüências de numerosas pesquisas em diversos institutos, laboratórios e centros de pesquisas. Define-se como estudo científico do comportamento daqueles que participam do trânsito. Sendo que faz parte do trânsito, o conjunto de deslocamentos dentro de um sistema regulamentado. Esta área da psicologia estuda o comportamento dos pedestres, de todas as idades, desde o motorista amador ao profissional, do motoqueiro ao ciclista, dos passageiros ao motorista de ônibus. A psicologia do trânsito se estende em estudar comportamentos nos tráfegos aéreos, marítimos, fluviais e ferroviários, sendo que a psicologia do trânsito se restringe ao comportamento dos usuários das rodovias e das viárias urbanas. A psicologia no Brasil teve sua evolução estruturada em quatro grandes etapas, segundo Hoffmann & Cruz (2003),

“A primeira, compreende o

Relacionados

  • Fredie Didier Direito Processual Civil Vol
    426242 palavras | 1705 páginas