o que é psicomatricidade

743 palavras 3 páginas
Letramento e Alfabetização

O conceito de alfabetização por muito tempo ficou atrelado a ideia de que para aprender a ler era necessário apenas a capacidade de decodificar os sons da fala, transformando-os em e em sinais gráficos .

A partir da década de 1980, várias teorias mostram que o aprendizado da escrita não se reduziria ao domínio de correspondência entre grafemas e fonemas ( a decodificação e a codificação ),mas se caracterizaria como um processo ativo, por meio do qual, desde os primeiros contatos com a escrita, a criança construiria e reconstruiria hipóteses sobre a natureza e o funcionamento da língua escrita como um sistema de representação.

O conceito de letramento entra em cena e amplia a visão de alfabetização chamando a atenção, não apenas para o domínio da prática de ler e escrever ( codificar e decodificar ) , mas também para os usos dessas habilidades em praticas sociais em que ler e escrever é necessário. Magda Soares (1998) define letramento como: Letramento é o resultado da ação de ensinar e aprender as práticas sociais De leitura e escrita; é o estado ou condição que adquiri um grupo social ou Individuo como consequência de ter-se apropriado da escrita e de suas
Praticas sociais ( Soares, 1998).

Alfabetização e letramento são processos diferentes, cada um com suas especialidades. Porem, ambos é indispensável quando se leva em consideração a aprendizagem da leitura e da escrita. Reconhecendo a especialidade de cada um desses processos, é preciso combinar a alfabetização e o letramento, assegurando aos alunos tanto a apropriação do sistema de escrita, como o domínio das praticas sociais de leitura e escrita.

Como consequência, o desafio que se coloca é alfabetizar letrando, ou seja, possibilitar que a alfabetização se desenvolva em um ambiente onde a criança conviva

Relacionados

  • Plano de aula: vegetais
    717 palavras | 3 páginas
  • Projeto Psicomotricidade
    907 palavras | 4 páginas