o que énefrologia

717 palavras 3 páginas
O QUE É RETENÇÃO URINÁRIA ?
A retenção urinária é a incapacidade de eliminar a urina da bexiga. A bexiga é um órgão arredondado e côncavo que retém a urina até esta ser eliminada. Na retenção urinária, a urina não consegue sair facilmente da bexiga. Poderá urinar em pequenas quantidades ou não ser mesmo capaz de urinar.

MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS
Poderá sentir uma forte necessidade de urinar e sentir dores no baixo ventre (barriga). Poderá urinar pequenas quantidades de urina. Poderá sofrer de incontinência urinária (urinar algumas gotas de urina). Estas situações ficam a dever-se ao facto da sua bexiga estar tão cheia que não consegue aguentar mais urina. Esta situação poderá surgir sob a forma de manchas na sua roupa. Poderá urinar durante o sono. Ou poderá ter de fazer bastante esforço para começar a urinar.

Tratamento
Poderá ser necessário utilizar um cateter na bexiga para drenar a urina. Poderá ser necessário recorrer a medicamentos. Se não receber tratamento, poderá apanhar uma infecção urinária ou sofrer de problemas renais graves. Poderá ainda necessitar de ser hospitalizado para receber tratamento à retenção urinária.

CUIDADOS DE ENFERMAGEM
Cateterização intermitente
Cateterização de demora
Cateterização suprapúbica

O QUE É INCONTINENCIA URINÁRIA ?
Sinônimos: Perda do controle da bexiga; Micção incontrolável; Micção - incontrolável; Incontinência - urinária
A incontinência urinária (ou da bexiga) ocorre quando não é possível ter controle sobre a urina que sai da uretra, canal que leva a urina da bexiga para fora do organismo. Esse problema pode variar de um vazamento de urina ocasional até uma completa incapacidade de reter a urina.

Os três tipos principais de incontinência urinária são:

Incontinência de esforço ocorre durante algumas atividades, como tossir, espirrar, rir ou realizar exercícios.
Incontinência de urgência - envolve uma necessidade súbita e forte de urinar, seguida de uma contração instantânea da bexiga e a perda

Relacionados