O que o cigarro traz de mal para o nosso organismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (638 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que o cigarro faz a seu corpo (03/06/2008)
O tabagismo representa um problema de saúde pública, no Brasil, estima-se que cerca de 200.000 mortes/ano são decorrentes dotabagismo.
O tabaco, em todas as suas formas, aumenta o risco de mortes prematuras e limitações físicas por doença coronariana, hipertensão arterial, acidente vascular encefálico, bronquite,enfisema e câncer.
Cérebro: A nicotina inalada no cigarro atinge o cérebro em 8 segundos, onde tem um potencial comparável ao da heroína para viciar. De 30% a 50% das pessoas que fumam desenvolvem algumtipo de dependência e 70% a 90% dos fumantes regulares são viciados. Apenas 6% dos que tentam parar conseguem ficar mais de um mês sem fumar.
Pele: O cigarro diminui a chegada de oxigênio e nutrientespara as células. O resultado é um envelhecimento precoce da pele, com rugas em média 20 anos mais cedo que não fumantes. Entre as mulheres, o cigarro aumenta em mais de 3 vezes o risco de desenvolverpsoríase, doença que causa feridas na pele. Entre os homens, ela não chega a causar a doença, mas agrava os sintomas naqueles que já sofrem com ela.
Olho: Estudos mostram que fumar aumenta em até 3vezes o risco de catarata, doença nos olhos que diminui progressivamente a visão e é a principal causa de cegueira.
Boca: Além de dar mau hálito e dentes amarelados, fumar aumenta bastante as chancesde ter câncer de boca, dependendo do quanto se fuma.
Garganta: Pigarro não é a única coisa que o cigarro traz para a garganta. Ele também é o principal fator de risco para o câncer de garganta, quesó no Brasil registra 6600 casos novos por ano.
Pulmão: Quem fuma muito tem muito mais chances de ter câncer de pulmão. Ele é o câncer que mais mata homens no Brasil, e o segundo que mais matamulheres.Ma maioria dos casos a doença mata em menos de 5 anos. Além disso, o fumante diminui sua capacidade respiratória e tem maiores chances de ter doenças respiratórias.
Estômago: A nicotina aumenta...
tracking img