O que e a filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1616 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE SANTA TEREZINHA
ALUNO: ÉMERSON CARLOS
DISCIPLINA: FILOSOFIA

ATIVIDADE “1ª UNIDADE”

Qual a relação entre mito e filosofia?

R: Filosofia é uma ciência que explica o que é a realidade e o que somos nela. O mito é uma crença em algo superior .O pensamento filosófico nascente ainda apresenta vinculações com o mito, quando relaciona a “ordem do mundo derivada de forçasopostas que se equilibram reciprocamente, e a união dos opostos explica os fenômenos meteóricos, as estações do ano, o nascimento e a morte de tudo que vive” Existe aí uma continuidade no uso comum de certas estruturas de explicação dos fenômenos. O pensamento filosófico é questionador, representa uma ruptura quanto à atitude diante do saber recebido – o mito é uma narrativa cujo conteúdo não sequestiona. A filosofia problematiza, convidando a discussão. A inteligibilidade na filosofia é procurada - no mito é dada. A filosofia rejeita o sobrenatural, recorre a argumentos – o mito cultua-o.

Como ocorre a passagem da consciência mítica à consciência filosófica?
R: A passagem da consciência mítica para a consciência racional e filosófica não foi feita de um salto. Esses dois tipos deconsciência coexistiram na sociedade grega.De acordo com a tradição histórica, a fase inaugural da filosofia grega é conhecida como período pré-socrático. Esse período abrange o conjunto das reflexões filosóficas desenvolvidas desde Tales de Mileto (623-546 a.C.) até Sócrates (468-399 a.C.).Os primeiros filósofos buscam a arkhé, o princípio absoluto (primeiro e último) de tudo o que existe. A arkhé éo que vem e está antes de tudo, no começo e no fim de tudo, o fundamento, o fundo imortal e imutável, incorruptível de todas as coisas, que as faz surgir e as governa. É a origem, mas não como algo que ficou no passado e sim como aquilo que, aqui e agora, dá origem a tudo, perene e permanentemente. No vasto mundo Grego, a filosofia teve como berço a cidade de Mileto, situada na Jônia, litoralocidental da Ásia Menor. Caracterizada por múltiplas influências culturais e por um rico comércio, a cidade de Mileto abrigou os três primeiros pensadores da história ocidental a quem atribuímos a denominação de filósofos. São eles: Tales, Anaximandro e Anaxímenes. Em outras palavras, os primeiros filósofos queriam descobrir, com base na razão e não na mitologia, o princípio substancial (a arché)existente em todos os seres materiais.Os pré-socráticos ocuparam-se em explicar o universo e examinavam a procedência e o retorno das coisas. Os primeiros filósofos gregos tentaram responder à pergunta: Como é possível que todas as coisas mudem e desapareçam e a Natureza, apesar disto, continua sempre a mesma?Para tanto, procuraram um princípio a partir do qual se pudesse extrair explicações para osfenômenos da natureza. Um princípio único e fundamental que permanecesse estável junto ao sucessivo vir-a-ser. Tales vai dizer que o princípio de tudo é a água; Anaximandro, o infinito indeterminado, Anaxímenes, o ar; Heráclito, o fogo; Pitágoras, o número; Empédocles, os quatro elementos: terra, água, ar, fogo, em vez de uma substância única.

Em relação ao sentido etimológico da filosofia,escreva o criador e sua posição.

Etimologicamente, "filosofia" significa amor à sabedoria. O vocábulo é oriundo de duas palavras gregas, Sophia, sabedoria, e Philos, uma das palavras gregas para amor (ao lado de eros e agape, por exemplo).Assim, filosofia indica a disposição interior de quem estima o saber,ou o estado de espírito da pessoa que deseja o conhecimento,o procura,o respeita.Atribui-se a ao filósofo grego Pitágoras de Samos a invenção da palavra filosofia.Pitágoras teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem desejá-la ou amá-la, tornando-se filósofos.
Partindo do princípio que vivemos em uma sociedade pragmática , descreva a utilidade da filosofia(enfocar: atitude filosófica;a reflexão e auto-conhecimento e a crítica)...
tracking img