O que e literatura infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (337 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
É consenso entre os pesquisadores do assunto que drogas são substâncias produzidas pelo homem ou vindas direto da natureza que ao serem utilizadas provocam mudanças nas sensações, estado emocional egrau de consciência do usuário.

No Brasil, estudo que envolveu as 108 maiores cidades do País revelou que 22,8% da população de faixa etária entre 12 e 65 anos já fez uso na vida de qualquer drogapsicotrópica(exceto álcool e tabaco), o que corresponde a quase 12 milhões de pessoas. De tabaco foram relatados 44% e do álcool 74,6% da mesma faixa.

“O uso de álcool, produtos de tabaco e outrasdrogas é um fenômeno mundial que tem transcendido a categoria de “problema de saúde”. No mundo,em 2007, 172 a 250 milhões de pessoas usaram alguma droga ilícita. Entre as drogas de uso ilícito, amaconha é a de maior prevalência anual de uso (entre 143 e 190 milhões de pessoas), seguida imediatamente pelas anfetaminas, cocaína, opiáceos e ecstasy (UNODC, 2009). Embora esse número seja alto, são osusuários problemáticos que fazem o maior consumo, assim como são os responsáveis pela maior parte dos problemas de saúde e de ordem pública relacionados ao uso de substâncias psicoativas”, apontam osautores do levantamento.

O cigarro afeta 25% da população mundial. Quando comparado às drogas ilícitas, as estimativas apontam que 200 mil mortes por ano são decorrentes do consumo de substânciasilícitas, enquanto que 5 milhões são atribuídas ao uso de tabaco (UNODC, 2008). Em relação ao consumo de álcool, quase 2 bilhões de pessoas no mundo fazem uso (UNODC, 2008). É a causa atribuível de3,8% das mortes e 4,6% dos casos de doença em todo o mundo, tendo sido apontado como agente de mais de 60 tipos de doenças (Anderson et al., 2009; Rehm et al., 2009).

Sem contar os custos sociaiscomo a violência, comportamento sexual de risco, uso inconsistente de preservativos, aumento da incidência de doenças infecto-contagiosas e acidentes com veículos automotores.
Fonte(s):
Meu Livro de...
tracking img