O que e ideologia.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1331 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“ O que é ideologia na concepção Marxista?”

Nosso trabalho consistiu em discutir a ideologia na concepção Marxista a partir da Leitura do livro “ o que é ideologia?”, de Marilena Chauí.
A ideologia no conceito marxista pode ser descrita como: crença falsa ou falsa consciência das relações de domínio entre as classes resultante da distorção ou inversão proposital da realidade.
Paracompreender essa ideologia, é preciso acompanhar o processo que a produz concretamente, tendo em mente que para Marx é de extrema importância que saibamos compreender a história como história dos homens e história da natureza, cujos aspectos são inseparáveis e se condicionam mutuamente, pois juntas essas histórias determinam as condições concretas de nossa existência. Logo uma ideologia pode ser quebrada jáque depende da transformação das relações sociais e, portanto, das relações econômicas e políticas.

Chauí nos mostra que no período feudal, a relação de senhor e servo foram quebradas pelo surgimento de uma nova classe, a burguesia.Junto com ela, surge o capitalismo. A partir desse desnível social, ela vai poder nos conceituar na luta de classes, que é o ponto chave da filosofia “Marxista”.Para entender melhor a luta de classes, Chauí, nos apresenta o conceito de mercadoria. Ai surge nossa primeira pergunta proposta em nosso seminário; “O que é mercadoria?”.
Mercadoria é o trabalho concentrado não pago. Ao analisar a mercadoria podemos perceber que ela é um objeto ao mesmo tempo concreto e abstrato, que ajuda a ocultar a exploração econômica, já que é a partir do modo como oshomens na produção de suas condições materiais de existência, se dividem no trabalho, que serão determinadas as relações sociais.
A análise da mercadoria revelará, por exemplo, que há mais mercadorias do que supúnhamos à primeira vista, pois um elemento fundamental do modo de produção capitalista, o trabalhador, que aparece como um ser humano, é, na verdade, uma mercadoria – ele vende no mercado suaforça-de-trabalho.

A partir dai entramos na segunda questão proposta. Qual o verdadeiro valor do trabalho? Já que compreendemos, que o valor de uma mercadoria não é só determinado pelo valor do material, mas sim também pelo tempo que foi necessário para sua produção, por exemplo quando indagamos, o que você vê quando olha uma canoa, existem variadas resposta, como um pedaço de madeira escavada,ou um meio de transporte, um objeto. No entanto, não é palpável o tempo transcorrido durante o trabalho para sua conclusão. Não se trata de uma coisa tão simples como parecia, pois ela é, ao mesmo tempo, valor de uso e valor de troca. Como valor de uso, parece valer por sua utilidade, e, como valor de troca, parece valer por seu preço no mercado. Portanto o valor dela é determinado pela quantidadede “tempos” necessária para construí-la. Tempos de trabalho da sociedade, entre esses tempos estão o tempo de trabalho necessário para produzir as máquinas que serão auxiliarão em sua produção, o tempo para extrair e para transportar a matéria prima, etc.

Podemos então compreender a elaboração propriamente materialista da alienação no modo de produção capitalista feita por Marx em O Capital.Surgindo o conceito de fetichismo da mercadoria. O trabalhador e os demais membros da sociedade capitalista não percebem que a mercadoria, por ser produto do trabalho, exprime relações sociais determinadas. Ela é percebida e consumida como uma simples coisa. Assim, em lugar da mercadoria aparecer como resultado de relações sociais enquanto relações de produção, ela aparece como um bem que secompra e se consome. Aparece como valendo por si mesma e em si mesma, como se fosse um dom natural das próprias coisas.
As coisas-mercadorias começam, pois, a se relacionar umas com as outras como se fossem sujeitos sociais dotados de vida própria. E os homens-mercadorias aparecem como coisas.
Entramos então em um questionamento: Quem define o valor do trabalho? Como estabelecer a equivalência?...
tracking img