O que e comunicação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1794 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do Livro "O Que é Comunicação?"

Dados do livro
Autor: Juan E. Díaz Bordenave
Editora: Brasiliense
Edição: 1ª, 1982
28ª reimpressão, 2003
Coleção Primeiros Passos, nº 67

PRÓLOGO
O livro aborda as formas de comunicação usadas pelo homem. Mostra o modo como a sociedade usa a comunicação social e faz o leitor se questionar se esse modo supre as necessidades da população.
Mostraque em todos os lugares e a qualquer momento a comunicação está presente e que soubermos usar a comunicação de uma maneira apropriada, trabalharemos para uma sociedade mais solidária, humana.

O MEIO AMBIENTE SOCIAL DA COMUNICAÇÃO
Um jogo decisivo num gigantesco estádio. Votação do projeto de reforma agrícola na Cama dos Deputados. Uma feira livre, num bairro residencial em sua atividade máxima.Hora da novela no lar de uma família qualquer.Esses são exemplos de cenas que constituem o meio ambiente social da comunicação.Comunicação e sociedade não vivem separadas.
Foi através da comunicação que aprendemos a viver em sociedade. Ações, pensamentos, valores. Tudo isso foi formado através da comunicação. A comunicação é uma necessidade tão básica que às vezes perdemos consciência que noscomunicamos.
Os grandes meios sociais da comunicação são muito importantes. Eles difundem notícias, diversão, publicidade e muitas vezes correspondem aos sonhos e desejos da maioria de seus espectadores. Mas eles não são mais importantes que a comunicação interpessoal.
Essa forma de comunicação estava perdendo-se devido à comunicação através de meios eletrônicos. O homem reaprendeu a comunicar-sepessoa a pessoa.

DO GRUNHIDO AO SATÉLITE
Não se sabe ao certo como os homens primitivos começaram a se comunicar. Uns acreditam que os primeiros sons emitidos para criar uma linguagem eram imitações dos sons da natureza. Outros acham que os grunhidos dos homens das cavernas eram sons espontâneos.
Independente do início, os homens aprenderam a associar sons a objetos. Dessa forma surgiram ossignos. Existem inúmeras formas de combinar os signos. Se todas as pessoas combinassem os signos de diferentes modos, seria quase impossível se comunicar. Pensando nisso criou-se a gramática, que são regras para combinar os signos. Após a criação da gramática, o homem combinou os signos e criou a linguagem.
É quase certa que a primeira forma de comunicação humana foi a forma oral. Mas ela não éconstante e nem alcança longas distâncias, o que fez com que o homem pensasse em fixar seus signos.
A princípio os homens faziam isso através de desenhos, depois sons e só depois criaram a escrita, que evoluiu através de pictogramas (desenhos que significam o objeto representado), depois criaram ideogramas, pois representar apenas objetos estava se tornando restrito demais. Queriam representaridéias. Não satisfeitos, criaram a escrita fonográfica quando percebam que os nomes dos objetos eram formados por partículas menores de som (os fonemas). A partir dos fonemas, criaram-se as letras e as letras constituíram os alfabetos.
Neste momento desejava-se um meio mais simples que pedras e pergaminhos de transportar os signos. Os chineses criaram o papel. Gutenberg criou a tipografia. O papel foiaperfeiçoado. Surge a indústria gráfica que, ao longo dos anos se aperfeiçoa e chega até as super impressoras de hoje. Descobre-se a fotografia e com ela a ilustração de jornais e revistas, a inspiração ao cinema e a televisão. O rádio leva a voz do homem a distâncias inimagináveis. A televisão e o cinema aproximam cada vez mais a magia da realidade.
Surge assim a indústria da comunicação. Comum enorme auxílio da tecnologia, exploram-se os recursos comerciais da comunicação e torna-se um desejado investimento.

O ATO DE COMUNICAR
Um velho artesão que ensina ao seu filho como se faz uma carranca de barro. Atores que encenam uma peça e platéia que termina aplaudindo. Um locutor de rádio lê as notícias ao microfone, esquecendo que existem milhões de pessoas ouvindo. Todos estes são...
tracking img