O que e cidadania

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1619 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
suário ANDERSON JOSE LARA
Enviado 27/11/11 21:36
Status Completada
Resultado 3 em 10 pontos
Instruções
Autoteste O aluno responde e o resultado do aluno não é visível ao professor.
Pergunta 1
1 em 1 pontos

“Segundo os iluministas, cada pessoa deveria pensar por si própria, e não deixar-se levar por outras ideologias que, apesar de não concordarem, eram forçadas a seguir.Pregavam uma sociedade “livre”, com possibilidades de transição de classes e mais oportunidades iguais para todos. Economicamente, achavam que era da terra e da natureza que deveriam ser extraídas as riquezas dos países. Segundo Adam Smith, cada indivíduo deveria procurar lucro próprio sem escrúpulos, o que, em sua visão, geraria um bem-estar-geral na civilização.” (CASTRO, 2009)
Segundo esta leitura écorreto dizer que o Iluminismo:
I- Contribuiu para que a prática do lucro fosse proibida.
II- Contribuiu para o desenvolvimento de valores ligados a sociedade capitalista.
III- Contribuiu para que a atividade econômica fosse praticada com ampla liberdade.
IV- Contribuiu para a consolidação do direito à propriedade privada.
Estão corretas:
Resposta
Resposta Selecionada: a.As alternativas II, III e IV.
Resposta Correta: a. As alternativas II, III e IV.
Feedback da resposta: A alternativa correta é a A. O pensamento de Adam Smith foi um dos pilares do liberalismo, que preconizou valores que contribuíram para o desenvolvimento do capitalismo por defender a ampla liberdade econômica e a defesa do direito a propriedade privada.
Pergunta 2
0 em 1 pontos

". .. A emancipação dos trabalhadores será obra dos próprios trabalhadores.”< /font>
(MARX, K. e ENGELS, F. MANIFESTO COMUNISTA. 1848)
A partir da idéia de classe social definida por Karl Marx, pode-se afirmar que,
Resposta
Resposta Selecionada: a. na sociedade feudal, as classes ficam mais definidas devido à extrema exploração dos senhores sobre os seus servos e suaimpossibilidade de deter a posse das terras.
Resposta Correta: c. na sociedade capitalista, as classes fundamentais se diferenciam mais claramente e a consciência de classe se desenvolve de maneira mais completa, por isto somente os trabalhadores poderão ser agentes de sua emancipação.
Pergunta 3
0 em 1 pontos

A Sociologia é uma ciência que surge e se desenvolve juntamente com o desenvolvimento docapitalismo e procura compreender os problemas sociais gerados por este sistema. Considere as afirmativas a seguir:
I. A Sociologia surgiu com a Revolução Industrial e buscou compreender as transformações sociais provocadas pela formação da classe operária e pelo crescente processo de industrialização.
II. A Sociologia surge de um movimento de ruptura com osmétodos utilizados pelas ciências naturais e procurou compreender as permanências dos valores feudais na sociedade contemporânea.
III. A Sociologia surgiu em um contexto social marcado pelo cientificismo e pela crença do poder exclusivo da razão para compreender a realidade.
IV. A Sociologia surgiu como reconhecimento da teologia como força explicativa dos problemassociais como a miserabilidade nas áreas urbanas.
Estão corretas as afirmativas:
Resposta
Resposta Selecionada: b. II e III
Resposta Correta: a. I e III
Pergunta 4
1 em 1 pontos

“ A sociologia constitui em certa medida uma resposta intelectual às novas situações colocadas pela revolução industrial. Boa parte de seus temas de análise e de reflexão foi retirada das novas situações , como,por exemplo, a situação da classe trabalhadora, o surgimento da cidade industrial, as transformações tecnológicas, a organização do trabalho na fábrica, etc.” (MARTINS. O que é Sociologia. São Paulo: Brasiliense, 1992) .

A partir do fragmento acima, qual a função da Sociologia?
Resposta
Resposta Selecionada: d. Investigar os problemas sociais a partir de pesquisas científicas.
Resposta...
tracking img