O que a Psicologia pode ajudar para contribuir o tratamento de pacientes oncopatas em fase terminal?

1635 palavras 7 páginas
1. INTRODUÇÃO

O que a Psicologia pode ajudar para contribuir o tratamento de pacientes oncopatas em fase terminal? Esta é uma questão, ou melhor, a questão que me levou a pesquisar e adquirir conhecimentos e esclarecer várias dúvidas sobre este tema tão abundante e delicado.
Conforme Carvalho e Silverio(2006, p. 41),o câncer e uma das principais causas de morte no mundo, sendo responsável por 7,6 milhões de mortes (cerca de 13% das mortes) em 2008. Mais de 70% das mortes por câncer ocorrem em países de media e baixa renda. Mortes por câncer no mundo são estimadas para chegar em mais de 11 milhões em 2030.
Câncer é o nome genérico de um conjunto de mais de 200 doenças distintas, com multiplicidade de causas, formas de tratamento e prognósticos. Ocorre quando mutações nos genes de uma única célula tornam esta capaz de proliferar rapidamente, a ponto de formar uma massa tumoral. Várias transformações têm que ocorrer na mesma célula para que ela adquira o caráter de malignidade (LOPES e CAMARGO, 2000; YAMAGUCHI,2002).
Segundo Carvalho e Silverio(2006, p.44), a doença terminal se caracteriza por algumas situações clinicas precisamente definidas, as quais podem se relacionar da seguinte forma: presença de uma doença em fase avançada, progressiva e incurável; falta de possibilidades razoáveis de resposta ao tratamento especifico; presença de numerosos problemas ou sintomas intensos, múltiplos, multifatoriais e alternantes; grande impacto emocional (no paciente e familiar) relacionado a presença ou possibilidade incontestável de morte; e prognostico de vida inferior a seis meses. O câncer e uma doença caracterizada pelo crescimento celular descontrolado que leva a uma massa de células chamada neoplasia ou tumor. As neoplasias malignas invadem os tecidos vizinhos e, em geral, metastatizam-se para locais mais distantes do corpo; e estas são as grandes responsáveis por levar o paciente a terminalidade e ao óbito.
A medida que a doença progride, maior e a

Relacionados