O QUE A LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA NOS CONTA SOBRE A VELHICE?”

777 palavras 4 páginas
“O QUE A LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA NOS CONTA SOBRE A VELHICE?”
O texto procura apontar, para como a velhice é retratada nas obras, sinalizando a construção de ressignificações que a literatura infantil brasileira contemporânea trás e as diversas possibilidades interpretativas. As autoras analisaram onze obras de literatura infantil brasileira contemporânea essas obras tinham como enfoque as “Narrativas, diferenças e infância contemporânea”.
Os conceitos de identidade e diferença foram empregados para entender a velhice como um marcador identitário que posiciona os sujeitos velhos de um determinado modo, ditos como o “outro” em oposição ao jovem/ adulto. O texto foi dividido em seis subtítulos, onde explicam como a velhice é retratada nas obras de literatura infantil.
No primeiro subtítulo, Diferença velhice e literatura infantil, as autoras trazem os discursos sobre a velhice assistida, onde nas obras, os artefatos que vinculam é a representação da velhice. Mas, não é qualquer velhice, mas sim uma velhice onde os personagens velhos representam uma classe social bem colocada economicamente. Em minha avó tem Alzaimer, a narrativa explica sobre a doença, no final do livro há um trecho assinado por um médico informando as características da doença e implicações. Essas obras apresentam traços inovadores dos personagens velhos e suas ilustrações diferenciadas, porém, continuam com um marcante tom educativo, não trazendo para o enredo a problematização e a centralidade da identidade jovem.

No subtítulo, Sentidos reiterados da: Finitude e Morte; Os livros analisados repetem a velhice como um tempo de características em diversas dimensões: das habilidades, da memoria, da autonomia, a velhice nessas obras continuam sendo tratadas como uma etapa de decadência física e de perdas com fortes efeitos. No trecho “ As enfermeiras cuidam dela, pois ela não consegue mais comer sozinha, nem tomar banho, nem andar, nem fazer bolos de chocolate com um

Relacionados