O que trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1043 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é Trabalho
Conceito do trabalho pode ser abordado a partir de diversos enfoques. A sua definição básica indica que é a medida do esforço feito pelos seres humanos. Na visão neoclássica da economia, por exemplo, constitui um dos três fatores da produção, juntamente com a terra e o capital.
Ao longo da história, a forma predominante do trabalho foi a escravidão (trabalho forçado, em que umhomem domina outro, impedindo-o de tomar decisões livremente). A partir de meados do século XIX, a escravidão começou a diminuir e foi declarada ilegal. Desde então, o trabalho assalariado passou a ser a forma dominante do trabalho.
Esta concepção do trabalho indica que um indivíduo realiza uma certa atividade produtiva pela qual aufere um salário, isto é, o preço do trabalho dentro do mercadolaboral.
A relação de trabalho (relação laboral) entre o empregador (a entidade patronal) e o empregado está sujeita a diversas leis e convenções, embora também exista aquilo a que se chama de trabalho ao negro (aquelas contratações realizadas de forma ilegal e que permitem explorar os interesses do trabalhador).
Outras formas de trabalho possíveis são o trabalho autônomo produtivo (através doqual se exercem as profissões liberais e o comércio/a atividade comercial, por exemplo), o trabalho informal de sobrevivência e a servidão, entre outras.
Apesar de existir o trabalho que não implica uma retribuição econômica (geralmente realizado com fins sociais ou educativos), considera-se que o trabalho é uma atividade realizada em troca de uma contraprestação econômica. Por isso, existe umafrase que afirma que “trabalho é aquilo que não farias se não te pagassem por isso”.
De acordo com a definição do Dicionário do Pensamento Social do Século XX, trabalho é o esforço humano dotado de um propósito e envolve a transformação da natureza através do dispêndio de capacidades físicas e mentais.

O que é Emprego
A palavra emprego tem dois grandes significados. Por um lado, refere-se àação e ao efeito de empregar. Este verbo significa ocupar alguém (na medida em que lhe é oferecido um posto de trabalho e delegadas determinadas responsabilidades), gastar dinheiro numa compra ou, simplesmente, usar algo.
Por outro lado, o termo emprego é usado para designar uma ocupação ou um ofício. Neste sentido, é usado enquanto sinônimo de trabalho.
Durante milhares de anos, a formapredominante na relação das pessoas através do trabalho fora a escravidão. Tratava-se de uma relação de propriedade em que o trabalhador era um escravo propriedade do seu amo. O proprietário podia usar o escravo ou vendê-lo por sua única vontade e, obviamente, apropriar-se do fruto do seu trabalho.
A partir do século XIX, a escravidão deixou de ser a forma dominante de emprego, num processo relacionado como avanço do sindicalismo e da democracia.
Atualmente, a forma de emprego dominante é trabalho assalariado (em relação de dependência). O empregado ou trabalhador estabelece um contrato com a sua entidade empregadora ou patronal, através do qual decidem o preço pelo qual será vendida a força de trabalho bem como as condições mediante as quais irá ser prestado o respectivo trabalho. O preço dotrabalho recebe o nome de salário ou remuneração, podendo ser pago ao dia (diário/a), à semana (semanal), de 15 em 15 dias (quinzenal) ou ao mês (mensal), dependendo se trata de trabalho diário (como acontece nas obras de construção civil, por exemplo), de trabalho sazonal ou temporário. Também há casos em que o trabalho é pago à hora.
Outras formas de emprego existentes nos dias que correm são otrabalho por conta própria (trabalhadores independentes ou empresários) e o trabalho informal em relação de dependência (trabalho não declarado, mais conhecido como “trabalho ao negro”).
É a relação, estável, e mais ou menos duradoura, que existe entre quem organiza o trabalho e quem realiza o trabalho. É uma espécie de contrato no qual o possuidor dos meios de produção paga pelo trabalho de...
tracking img