O que significa etnocentrismo.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (503 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que significa etnocentrismo ?
Etnocentrismo é uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores,nossos modelos, nossas definições do que é a existência. No plano intelectual, pode ser visto com a dificuldade de pensarmos a diferença; no plano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo,hostilidade, etc.
Perguntar sobre o que é etnocentrismo é, pois, indagar sobre o fenômeno onde se misturam tanto elementos intelectuais e racionais quanto elementos emocionais e afetivos. No etnocentrismo,estes dois planos do espírito humano - sentimento e pensamento - vão juntos compondo um fenômeno não apenas arraigado na historia das sociedades com também facilmente encontrável no dia-a-dia das nossasvidas.


O que é relativismo cultural?

Relativismo cultural é a teoria filosófica que se baseia na relatividade do conhecimento e repudia qualquer verdade ou valor absoluto. Ela parte dopressuposto de que todo ponto de vista é válido.
Essa filosofia afirma ainda que todas as posições todos os sistemas
religiosos, todos os movimentos políticos, etc., são verdades que são relativas aoindivíduo.
Infelizmente, a filosofia do relativismo é penetrante em nossa cultura hodierna. Com a rejeição de Deus, e do Cristianismo, a verdade absoluta particular está sendo praticamente abandonada. Nossasociedade pluralista deseja evitar a idéia que há realmente o certo e o errado.

O que é a Etnografia?

A palavra “etnografia” deriva da união de dois vocábulos gregos: ethnos ( que significa“povo”) e graphein (que significa “grafia”,”escrita”,”descrição”,ou melhor, “estudo descrito”). Logo, etimologicamente, a etnografia é o estudo descrito de um povo.

Note-se que dizemos “ de um povo “ enão “ do povo”, pois aqui o termo “povo” não é usado no seu significado social ( isto é, não se refere a uma camada social, a uma classe social ) mas sim significando um conjunto de indivíduos...
tracking img