O que significa cartase?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1922 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pensamento científico de Kuhn
Kuhn é um dos principais pensadores que entende e procura mostrar que a ciência é uma atividade intrinsecamente comunitária. Em afterword (p.329) Kuhn diz “O solipsismo metodológico, a concepção geral da ciência como, pelo menos em princípio, um jogo de um só indivíduo. Vai mostrar-se, estou inteiramente certo, ter sido um erro especialmente enganoso”. Oindivíduo continua fazendo ciência, mas ele necessita estar vinculado a uma comunidade de pesquisa. Seu trabalho individual feito de forma independente, não adquire reconhecimento, pois o campo fértil para o desenvolvimento científico está na estrutura comunitária. A comunidade científica passa a ser a fonte de estímulos necessários para a solução de um determinado problema.
Uma comunidade científicapassa a ser entendida como uma instituição, ou seja, é algo diferente do que uma simples união, junção de cientistas. Para definir o que seja uma comunidade científica, não basta enumerar os indivíduos que dela fazem parte. Kuhn (1974, p. 356) se refere a uma comunidade científica como um grupo de praticantes de uma especialidade científica que se encontram unidos por elementos comuns que foramincorporados através da iniciação científica. É no ambiente oferecido pela comunidade científica que os cientistas vêem-se a si mesmos e são vistos pelos outros como os responsáveis pela resolução de um conjunto de problemas.
Ziman (1979, p. 78), relata que “está estabelecido convencionalmente que a comunidade científica é composta daquelas pessoas que sejam capazes da falar a sua linguagem”.Assim, para fazer parte de uma comunidade científica, faz-se necessário já estar familiarizado com termos, conceitos e teorias que são empregados naquela área de estudos. Praticamente, não deve existir problema de comunicação no interior de uma comunidade científica, isto é, faz-se necessário um comprometimento de manter o consenso e a harmonia nas investigações que são realizadas no interior dacomunidade.
No posfácio da Estrutura, Kuhn comenta que podem existir diferentes níveis de comunidades científicas, ou seja, podem existir comunidades mais globais que são compostas, por exemplo, de todos aqueles cientistas ligados às ciências da natureza. Dessa comunidade científica maior, poderiam ser derivadas outras comunidades científicas de acordo com certas especialidades. Diríamos assim,que existiriam grupos científicos que são considerados comunidades científicas como, por exemplo: o grupo dos físicos, dos químicos, dos astrônomos, dos zoólogos e outros similares. Mas a caracterização de comunidades científicas poderia ir além disso especificando, por exemplo, alguns subgrupos das diferentes áreas apontadas acima. Assim, teríamos uma comunidade científica dos químicos orgânicos,uma comunidade de físicos de estados sólidos e uma comunidade dos físicos atômicos.

A comunidade científica

Segundo Kuhn (1978, p. 60), uma comunidade científica consiste em homens que partilham um paradigma e esta "[...] ao adquirir um paradigma, adquire igualmente um critério para a escolha de problemas que, enquanto o paradigma for aceito, poderemos considerar como dotados de uma soluçãopossível".
Uma investigação atinente à comunidade científica "de uma determinada especialidade, num determinado momento, revela um conjunto de ilustrações recorrentes e quase padronizadas de diferentes teorias nas suas aplicações conceituais, instrumentais e na observação". Tais ilustrações são "os paradigmas da comunidade, revelados nos seus manuais, conferências e exercícios de laboratórios".]
Ao longo da história pesquisas e observações são realizadas e muitas vezes como se observa, não se adequam,produzem contradições, ao paradigma vigente e dão origem a um novo. O novo paradigma se forma quando a comunidade científica renuncia simultaneamente à maioria dos livros e artigos que corporificam o antigo, deixando de considerá-los como objeto adequado ao escrutínio científico....
tracking img