O que seria gerenciamento de projetos?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1110 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O QUE SERIA GERENCIAMNETO DE PROJETOS?
DEFINIÇÕES BÁSICAS:
Segundo PMI(2000) projeto é um empreendimento único, com início e fim definidos, que utiliza recursos limitados e é conduzido por pessoas, visando atingir metas e objetivos pré-definidos estabelecidos dentro de parâmetros de prazo, custo e qualidade.
Já Firmino(2005) complementa que o conceito de projeto descreve uma importanteferramenta para implementação de mudanças. Através dos projetos, as mudanças podem ocorrer de modo planejado e controlado, com objetivos e expectativas bem definidos, com escopo, tempo e custo programados previamente.
Atualmente, mudanças vêm ocorrendo cada vez em velocidades maiores. Com isso há uma necessidade de planejamento para ter diferencial competitivo e se manter no mercado. Para Kerzner (2001)um dos grandes desafios dos executivos dos tempos modernos é gerenciar projetos de forma eficiente nessa era de grandes mudanças.
Para Vargas(2005) GP é um conjunto de ferramentas gerenciais que permitem que a empresa desenvolva um conjunto de habilidades, incluindo conhecimento e habilidades individuais destinados ao controle de eventos não repetitivos, únicos e complexos, dentro de um cenáriode tempo, custo e qualidade pré determinados.
Conforme Kerzner(1992) GP é planejamento, organização, direção e controle de recursos organizacionais num dado empreendimento, levando-se em conta tempo, custo e desempenho estimados.
EVOLUÇÃO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Com a Revolução Industrial se obteve um crescente aumento na complexidade dos novos negócios no cenário mundial que alteroubastante as relações de produção das novas organizações econômicas. A partir daí surgiu uma grande necessidade de sistematizar e orientar a forma de gerenciar estas organizações (Martins 2003).
Frederick Taylor, considerado o pai do Gerenciamento Científico, no início do século XX, iniciou seus estudos aplicando raciocínio científico para mostrar que o trabalho pode ser analisado e melhoradofocado em suas partes elementares. Sua teoria foi aplicada às atividades encontradas na indústria de aço (por exemplo, carregar areia, levantar areia). Antes de Taylor, a única maneira de melhorar a produtividade era exigir dos trabalhadores mais horas de trabalho (Sisk 1998).
O sócio de Taylor, Henry Gantt estudou detalhadamente a ordem de operações no trabalho. Seus estudos focaram na construçãode um navio durante a II Guerra Mundial onde Gantt construiu diagramas com barras de tarefas e marcos, que esboçam a seqüência e a duração de todas as tarefas em um processo. Os diagramas de Gantt provaram ser uma ferramenta tão poderosa para gerentes que se mantiveram inalterados por quase 100 anos. (Sisk 1998).
Em 1969 um grupo de cinco profissionais de gestão de projeto dos EUA, se reuniupara discutir as melhores práticas de gerenciamneto e Jim Snyder fundou o Project Management Institute - PMI. O PMI é a maior instituição internacional focada na disseminação do conhecimento e ao aprimoramento das atividades de gestão profissional de projetos atualmente (PMI 2004).
Atualmente as organizações sabem que precisam gerenciar projetos para obterem sucesso. O PMI estima queaproximadamente 25% do PIB mundial são gastos em projetos e que cerca de 16,5 milhões de profissionais estão envolvidos diretamente com gerência de projetos no mundo. Este volume de projetos e as mudanças no cenário mundial, cada vez mais competitivo, geram a necessidade de resultados mais rápidos, com maior qualidade e menor custo. (Dinsmore e Cavalieri 2003).

ÁREAS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS

O PMBOK(2004) descreve nove áreas de conhecimento que caracterizam os principais aspectos envolvidos em um projeto e no seu gerenciamento:

INTEGRAÇÃO : responsável pelo controle dos processos.
ESCOPO : descreve as atividades que deverão ser executas para a realização e conclusão do projeto.
TEMPO : inclui os processos necessários para garantir que o projeto será executado no prazo previsto...
tracking img