O que se aprende no grupo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AVM - UCAM

Profª: Dina Lúcia C. Rocha
E-mail: dinalucia.iavm@gmail.com
Face book: Dina Lúcia

O que se aprende no grupo? (Juliana Davini)

No grupo aprendemos o queé a felicidade e o que é a dor. No grupo nos humanizamos. No grupo nos descortinamos, caem-se os véus, mas paradoxalmente, em grupo, aprendemos os segredos e as artimanhas da colocação dos véus. Ogrupo é um complexo e emaranhado mundo de sentimentos e representações, mais ou menos inconscientes. Palco das fantasias, de ataque e defesas, de entregas e descobertas, de expectativas e desilusões, desurpresas e maravilhas, tudo cabe neste cenário luminoso. Em um grupo tudo se confunde: as procedências, as tonalidades, as direções.

Todos vivem em grupo, ninguém escapa destaexperiência intensa e assustadora. Em nosso primeiro grupo, o familiar, construímos os alicerces que funcionarão como uma paisagem interna através da qual, olharemos para o mundo. No segundo grupo, a escola,começamos imediatamente a participar da construção dos alicerces, fazendo marcas na paisagem. Cada grupo novo vai compor esta cena, podendo borrar contornos ou figuras, destacar movimentos ousimplesmente apagar as cores.

Somos seres grupais e lutamos incessantemente para descobrir a boa distância que devemos guardar do outro para não sufocá-lo, para não espetá-lo, para não abandoná-lo epara mantê-lo aquecido.

Buscamos em nossos grupos, um lugar onde possamos ser reconhecidos em nossas potencialidades, estilos e características, onde possamos ser incentivados, acolhidos,impulsionados, onde possamos receber calor sem nos queimar.

Na construção desta experiência experimentamos pressionar e ser pressionado, cutucar e ser cutucado, criticar e ser criticado,esperar algo do outro e receber expectativas dele, fundir e ser separado, olhar e ser olhado, apoiar e ser apoiado, incentivar e ser incentivado. Experimentamos limitar e receber limites, liderar e...
tracking img