O que são ong's?

Páginas: 8 (1799 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2011
O Que são ONGS? O Que fazem? Quais os seus Projetos?

A s ONGS são organizações não governamentais formadas pela sociedade civil sem fins lucrativos e tem como missão ajudar a sociedade em geral, solucionando problemas, sejam eles raciais, ambientais, econômicos, etc...
São também chamadas de terceiro setor. Elas podem ser particulares ou públicas, mas sem fins lucrativos e se houver lucrosestes devem ser utilizados em investimentos voltados para população.
As organizações tentam suprir as falhas do governo, que por sua vez não resolvem os problemas sociais e até mesmo econômicos da população.
As ONGS além de auxiliar nesse processo, também despertam o lado cívico do indivíduo, fazendo com que haja maior cooperação social e consciência política dos participantes, o que nos leva acrer que a democracia está cada vez mais presente através da manifestação dos interesses da minoria.
No Brasil as ONGS ganharam força depois da época da ditadura militar que durou desde 1964 a 1985. Mas foi a partir da década de 90 que surgiram as principais ONGS no país, por exemplo, o Instituto ETHOS em 1998 e a Rede de ONGS da Mata Atlântica em 1992 que reúne cerca de 312 instituições em 16estados.
O Instituto ETHOS tem a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, construindo uma sociedade sustentável e justa.
E a Fundação SOS Mata Atlântica para defender os últimos remanescentes de mata atlântica, gerando conhecimento e oferecendo capacitação às pessoas, é uma ONG privada e atualmente presidida por Roberto LuísLeme Klabin.
Uma ONG se baseia nos princípios de democracia, liberdade, igualdade, diversidade, participação e solidariedade.

Fundação SOS Mata Atlântica

Foi criada em 1986 com a missão de defender a Mata Atlântica, conservar os patrimônios naturais, históricos e ajudar os animais selvagens da região, buscando um desenvolvimento sustentável.
É uma ONG privada sem vínculos partidários oureligiosos e sem fins lucrativos. Atua no sentido de alertar, educar e capacitar a sociedade para o exercício da cidadania. É financiada por empresas privadas nos mais diferentes ramos de atuação:bancos,indústrias automotivas,alimentícias,de higiene pessoal,e de pessoas que se filiam à causa.
Entre seus projetos estão:
Crick árvore: Criado pelo então diretor do Instituto Ambiental Vidágua RodrigoAgostinho, que pensou ‘’Existem mais de 5 milhões de internautas no Brasil, se pelo menos uma parte deles resolvessem plantar árvores via internet, nós salvaríamos a Mata Atlântica somente com um clik’’e com o apoio do grupo Abril e do Bradesco transformaram esse sonho em realidade criando o www.clickarvore.com.br.
O objetivo desse projeto é incentivar o plantio e conservação de árvores, restaurandoáreas antes devastadas pela erosão e principalmente pela ação do homem. Durante 10 anos internautas de todo país doaram mudas de árvores e acompanharam seu crescimento, totalizando mais de 22 milhões de mudas de espécies nativas, restaurando mais de 13 mil hectares de Mata Atlântica. Além de contribuir com a natureza,a ONG adotou uma nova estratégia de ação,cada click ganha 1 voto eo direito dedecidir onde aquelas mudas doadas seriam plantadas,ou seja,o poder de decisão está em nossas mãos,quando se fala em sustentabilidade todos podemos e devemos participar.
Mata Atlântica vai à escola: É um programa de educação ambiental criado pela fundação Mata Atlântica que visa sensibilizar, capacitar e mobilizar professores e alunos das redes pública e privada, desenvolvendo atividades e ações emprol da conservação ambiental, incentivando alunos a reflexão e utilização correta dos recursos naturais.
Núcleo União Pró –Tiêtê:Foi criado com o intuito de monitorar as águas do rio constantemente em cerca de 70 municípios por onde passa.O núcleo realizou mais um grande evento no último dia 22/09/11 data em que é comemorado o ‘’Dia do Tiêtê’’,onde foram realizadas uma série e atividades para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ong's
  • Ong's
  • ONG'S
  • Ong's
  • ONG'S
  • Ong's
  • ONG'S
  • ONG'S internacionais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!