O que são movimentos sociais

MOVIMENTOS SOCIAIS NA ATUALIDADE: MANIFESTAÇÕES E CATEGORIAS ANALÍTICAS
Gohn, Maria da Glória. Movimentos sociais na atualidade: manifestações e categorias analíticas. In: Movimentos Sociais eRedes de Mobilizações Civis no Brasil Contemporâneo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. Cap nº 1, p. 13-34.

1. Considerações preliminares: o que são movimentos sociais.
Movimentos sociais são açõescoletivas de grupos sociais, a fim de organizar e expressar suas demandas sociopolíticas e culturais, alcançando mudanças de acordo com seus valores e ideologias. Desenvolvem-se dentro de conjunturasespecíficas, por meio de diferentes estratégias de mobilização e organização, sem, no entanto serem considerados como um processo isolado, e sim, gerador de saberes e inovações socioculturais. Nãoobstante o caráter de resistência ao velho e preconização do novo, é possível notar-se movimentos conservadores, fundamentados em interesses fanático-religiosos, particulares e não democráticos, em queprevalecem a intolerância, o sectarismo e a total negação da ordem social vigente. Já os movimentos progressistas estruturam-se a partir de agendas emancipatórias criadas sobre temas e problemas deinteresses em comum, e construída em torno de valores culturais e políticos compartilhados pelo grupo, numa visão de inclusão social dos participantes.
Os movimentos sociais atuais se caracterizampela defesa das culturas locais, em resistência aos efeitos da globalização; pela orientação pública ao que deve ser da sociedade e está sendo desviado para interesses particulares; pela penetração emáreas até então de difícil acesso por outras entidades e instituições; e pela autonomia, como a capacidade de projetar e agir positivamente pelos interesses do grupo.

2. A dança dos conceitos e asnovas formas de associativismo.
Diferentemente dos processos de mobilização de massa, que parte de núcleos militantes políticos-ideológicos, o associativismo contemporâneo se dá de maneira...