O que representa o comportamento presenteista dentro de uma organização

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6192 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O QUE REPRESENTA O COMPORTAMENTO PRESENTEISTA DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO
THE BEHAVIOR THAT IS PRESENT WITHIN AN ORGANIZATION
Paulo Sérgio Rezende de Oliveira
psergiorezende@uol.com.br
MBA Gestão Estratégica de Negocios
Orientador Prof. Sérgio Marioto

RESUMO
As doenças crônicas impactam na produtividade aumentando os custos com assistência médica, sendo associada às faltas ao trabalho.Atualmente sabemos o que acontece quando se comparece ao trabalho com problemas de saúde, e quase todo colaborador já sentiu dificuldade em manter seu ritmo nessa situação, cada colaborador deve ter consciência que esta afeta a empresa, caso contrário, cabe ao líder observar mudanças de comportamento ou sintomas de que algo não vai bem. Na empresa os órgãos e membros precisam funcionar adequadamentepara alcançar resultados. Quando um apresenta disfunção, despende-se energia para suprir a deficiência. No caso do presenteísmo enfrenta-se a dificuldade de identificar o problema que não é tão visível como no absenteísmo e mensurar os prejuízos na produtividade. Se aceita dois conceitos de presenteísmo, o primeiro envolve uma visão em saúde ocupacional, o segundo visa abordar cada situaçãovisando à melhoria da produtividade.
Palavras Chaves: Presenteísmo; Absenteísmo; Produtividade

ABSTRACT
Chronic diseases impact on productivity by increasing health care costs, associated with absenteeism. Is know what happens when you come to work with health problems, and almost every employee has experienced difficulty in keeping pace in this situation. Each employee should be aware that thisaffects the company, otherwise it is for the leader to observe changes in behavior or symptoms that something is wrong. In undertaking the bodies and members need to function properly to achieve results. When one has dysfunction, it spends energy to supply the deficiency. In the case of presenteeism is faced with the difficulty of identifying the problem is not as visible as in absenteeism, andmeasure the losses in productivity. If accepted two concepts of presenteeism, the first involves an overview of occupational health, the second aims to address each situation in order to improve productivity.
Keywords: Gifts; Absenteeism, Productivity

INTRODUÇÃO

Estar no trabalho e não produzir, ter o material necessário e não conseguir realizar as atividades, estar presente na empresa maisde oito horas por dia e não apresentar resultados, esses são alguns dos sinais de que o profissional está sofrendo de presenteísmo. Segundo Ana Cristina Limongi, presenteísmo é um fenômeno social que pode ser decorrente de uma doença, seus sinais podem ser facilmente identificados, a pessoa está presente fisicamente, mas não está fazendo suas tarefas, ela está dispersa, com a cabeça em outraatividade (MACEDO, 2007).
A globalização, o avanço da tecnologia e o crescimento do fluxo de informações na Internet colaboraram em muito para o desenvolvimento das empresas. Mas, por outro lado, contribuíram para o aumento no índice de dispersão durante a jornada de trabalho.
Geralmente, o presenteísmo atinge pessoas que não estão alinhadas com a função que devem exercer. Em outros casos, esseestado de dispersão e falta de foco na concentração pode ser causado por algumas situações mais pontuais como um trabalho cansativo, falta de capacitação para exercer o trabalho; falta de liderança; rejeição (sofrendo algum tipo de assédio moral); dispersão com assuntos externos (sites de relacionamento e mensagens instantâneas); cansaço devido à outra ocupação; preocupação com problemas externos; eaté mesmo a doença em si.
Embora diferente do absenteísmo, que é literalmente a falta do profissional ao trabalho, o presenteísmo também pode ser muito prejudicial à empresa. Entretanto, a identificação do problema tende a ser mais difícil, pois o profissional que sofre com o presenteísmo não deixa de comparecer à organização e imagina que ele esteja produzindo.

PRESENTEÍSMO

O...
tracking img