O Que PH E Qual A Sua Import Ncia Para Ter Cabelos Bonitos

810 palavras 4 páginas
O que é pH e qual a sua importância para ter cabelos bonitos?

Hoje o assunto é o pH dos produtos que usamos para lavar os nossos cabelos. Na minha visão, a utilização do pH certo é mais importante do que o fato de o shampoo ter ou não ter sal. Isso é um assunto polêmico que alguns profissionais da beleza discordam uns dos outros em relação a importância do shampoo sem sal. A quantidade de sal presente é significativa ao ponto de prejudicar os fios? Seria mito ou verdade? O blog fica aberto a quem quiser esclarecer tais dúvidas, ok?
Bom, sempre fui curiosa para entender a verdadeira função dos pHs, pois é dividido em 3 tipos: Ácidos, neutros e alcalinos (ou básicos).
Aposto que muita gente acha que o ideal são os neutros e que usar shampoo de bebê é o melhor, pois agride menos e blá-blá-blá. Engano de quem pensou isso!! O Shampoo de bebê possui aproximadamente pH 7.2. Para o bebê é ótimo pelo fato de ter o mesmo pH da lágrima, fazendo com que não arda os olhinhos. Porém, esse uso é totalmente dispensável aos que têm cabelos quimicamente tratados, pois em excesso pode ressecar os cabelos devido à dilatação das cutículas.
Mas o que significa essa sigla? Significa Potencial Hidrogeniônico (ou Hidrogênio Iônico) e é um índice utilizado para indicar a acidez, neutralidade e alcalinidade de uma substância.
A variação desse índice é de 0 a 14, sendo que tudo que for abaixo de 7 é ácido, e acima de 7 é alcalino ou básico. O 7, por sua vez, é neutro.
< 7 ácido
= 7 neutro
> 7 alcalino
Cada número dessa escala aumenta em até 10 vezes a unidade anterior, ou seja, um pH 7 é 10x maior que o pH 6.
O pH do nosso cabelo é em torno de 4.5 e 5.5 sendo considerado levemente ácido. Um cabelo ácido normalmente é mais saudável, tem as cutículas mais fechadas, dando um aspecto mais liso a fibra capilar.

cutículas seladas (acima) e cutículas abertas (abaixo) Quando usamos um produto alcalino, as cutículas abrem e perdem mais água causando ressecamento aos fios.
Mas então, qual shampoo

Relacionados

  • Anthony Seeger Os Indios E N S 3
    70047 palavras | 281 páginas
  • Norbert Elias O Processo Civilizador Volume I Uma Historia Dos Costumes
    126531 palavras | 507 páginas