O QUE PENSAM OS FUTUROS PROFESSORES SOBRE AS ATPC*-ATIVIDADES DE TRABALHO PEDAGÓGICO COLETIVO

5702 palavras 23 páginas
O QUE PENSAM OS FUTUROS PROFESSORES SOBRE AS ATPC*-ATIVIDADES DE TRABALHO PEDAGÓGICO COLETIVO

Maria Carolina Possebon Carda**
Curso de pós-graduação em Docência no Ensino Superior/UNIMEP
Orientadora: Maria Guiomar Careiro Tommasiello
Programa de Pós-Graduação em Educação/UNIMEP

RESUMO

A formação continuada de professores é algo de suma importância para o aperfeiçoamento de sua prática pedagógica. Levando isto em consideração, este trabalho visa falar um pouco sobre o que é o ATPC e o que pensam os professores sobre e alunos universitários sobre essas reuniões, uma vez que, as mesmas servem como espaço de formação contínua dentro da organização escolar.
Para isto foi realizada uma breve revisão bibliográfica, a qual contamos com autores como Godoy (1995), Laperrière (2012), Mendes (2008), Meneguim (2005), Neves (1996), Oliveira (2006), Sarda (2000).
Além deste estudo bibliográfico, também foi realizada uma pesquisa por meio de um questionário, o qual alunos e professores de três cursos de licenciatura responderam.

Palavras - chave: ATPC; formação continuada; trabalho pedagógico

INTRODUÇÃO

Como profissional da educação, entendo que a formação continuada de professores é algo indispensável para qualquer professor, pois é por meio dela que se relaciona teoria e prática, se reflete sobre a própria prática e se atualiza sobre inovações da educação por meio de estudos. A formação inicial é apenas a base, mas de acordo com a experiência enquanto professora, é a formação continuada que nos faz ir aprimorando e “reciclando” nossa prática docente. Além disso, a formação continuada nos propicia observar onde estão as teorias estudadas em nossa prática em sala de aula e relacioná-las. Pensando assim, acredito que a formação continuada de professores é algo que merece atenção, por isso foi escolhido este tema para o desenvolvimento deste artigo. Durante o curso de graduação, as alunas têm contato com essa realidade do

Relacionados