O que leva os investidores a terem aversão ao risco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1622 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Esta atividade visa discorrer os motivos que levam os investidores a terem aversão ao risco.

Aversão ao risco é um conceito em psicologia, economia e finanças, com base no comportamento humano (especialmente dos consumidores e investidores) quando expostos a incerteza.

Aversão ao risco é a relutância de uma pessoa para aceitar um negócio com um retorno incerto, em vez deoutro negócio com um retorno esperado mais certo, mas possivelmente menor. Por exemplo, um investidor avesso ao risco pode optar por colocar seu dinheiro numa conta bancária com uma taxa de juros baixa mas garantida, em vez de optar por ações que podem ter retornos elevados, mas também tem uma probabilidade de peder o seu valor.

Fora dos campos mais matemáticos da economia e das finanças, aspessoas precisam fazer escolhas sobre como eles devem agir frente aos riscos do dia a dia. Alguns são mais cautelosos, preferindo minimizar riscos, mesmo quando o benefício potencial de uma escolha é grande.

Motivos que levam os investidores a terem aversão ao risco

Cálculo de risco pode ser definido como a tentativa de se medir o grau de incerteza na obtenção do retorno esperado em umadeterminada aplicação financeira ou investimento realizado. Dessa forma, os investimentos podem ser classificados como de baixo, médio e alto risco. Geralmente, investimentos de baixo risco apresentam um maior nível de segurança ao investidor, mas em contrapartida costumam ter um retorno menor. Investimentos de alto risco, por outro lado, podem trazer um retorno mais alto, mas com um grau muito maior deincerteza, podendo até mesmo trazer prejuízos aos investidores.

Para um investidor, não há nada mais assustador que perder seu patrimônio ou vê-lo se desvalorizar ao longo do tempo, sem a possibilidade de recuperação.

No mercado financeiro, normalmente os investidores são classificados em três categorias baseadas no grau de aversão ao risco (FINANCENTER):

Perfil Conservador
“É avesso aorisco. Sente-se desconfortável com as oscilações de preço, não suporta ver seu patrimônio diminuir. Abre mão da rentabilidade em troca da tranqüilidade. Suas informações são mais emocionais que racionais. Em geral tem pouca informação sobre o mercado.”

Perfil Moderado
“Tolera certo volume de risco. Aceita flutuação de preços em troca de ganho compensador. Não se expõe a grandes riscos. Temrazoável conhecimento do mercado, usando mais a razão nas decisões.”

Perfil Arrojado
“Esse é o investidor típico de renda variável, pois aceita grande quantidade de risco, inclusive perda de capital – perder patrimônio. É movido pelas perspectivas futuras e expectativas de retorno acima da média. Tem grande conhecimento do mercado e acesso a informações, além de consultores. Acompanha ativamente seusinvestimentos, é ágil e racional na sua administração. Em geral é jovem.”

Basicamente o investidor sempre irá se enquadrar em uma dessas categorias. O investidor pode variar de um perfil conservador para moderado ou de moderado para arrojado à medida que ganha conhecimento sobre os investimentos e o mercado submetido. De outra forma, pode variar de arrojado para moderado ou de moderado paraconservador à medida que adquiri riquezas e quer apenas fazer a manutenção do patrimônio conquistado, ou após uma série de experiências ruins.

É importante mencionar que risco refere-se tanto a uma ameaça quanto a uma oportunidade. Em muitos textos, quando se menciona o grau de aversão ao risco do investidor, está sendo expresso o grau de aversão a uma ameaça ao seu patrimônio. Existem inúmerasincertezas que permeiam não somente o mercado financeiro, mas qualquer investimento de uma maneira geral. Porém, também é importante perceber que os riscos por trás destas incertezas podem refletir não apenas em uma ameaça, mas uma oportunidade, pois para qualquer investimento vale uma regra simples de negociação: comprar barato e vender caro. A seguir alguns riscos comuns que originam a aversão...
tracking img