O que foi o positivismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
Educação popular
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
| |
A Educação Popular é uma educação comprometida e participativa orientada pelaperspectiva de realização de todos os direitos do povo. Não é uma educação fria e imposta, pois baseia-se no saber da comunidade e incentiva o diálogo. Não é “Educação Informal” porque visa a formaçãode sujeitos com conhecimento e consciência cidadã e a organização do trabalho político para afirmação do sujeito. É uma estratégia de construção da participação popular para o redirecionamento da vidasocial. A principal característica da Educação Popular é utilizar o saber da comunidade como matéria prima para o ensino. É aprender a partir do conhecimento do sujeito e ensinar a partir de palavrase temas geradores do cotidiano dele. A Educação é vista como ato de conhecimento e transformação social, tendo um certo cunho político. O resultado desse tipo de educação é observado quando o sujeitopode situar-se bem no contexto de interesse. A educação popular pode ser aplicada em qualquer contexto, mas as aplicações mais comuns ocorrem em assentamentos rurais, em instituições sócio-educativas,em aldeias indígenas e no ensino de jovens e adultos.

Educação popular é uma expressão, derivada da pedagogiaproposta por Paulo Freire, que resume muitas das suas ideias em relação à educação dasmassas populares. Sendo uma pedagogia muito influenciada pela ideologia socialista, define-se como aeducação feita com o povo e para o povo, respeitando e interagindo com sua realidadesócio-econômica.
Levando em consideração que todo ato cultural é pedagógico e todo ato pedagógico é cultural, pode-se afirmar que educação popular aquela direcionada às camadas populares, voltada para suasnecessidades e atendendo a seus interesses, a qual pode acontecer dentro ou fora dos muros da instituições educacionais. Um exemplo de educação popular no Brasil são as "escolas" dos sem-terras que auxiliam...
tracking img