O que faz o brasil, brasil?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1465 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
FACULDADE DE COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA

O que faz o brasil, Brasil?
Roberto DaMatta

SÃO PAULO
2006

Introdução

O livro O que faz o brasil, Brasil? não tem como objetivo definir exatamente o que é o Brasil, mas sim mostrar que analisar nosso país pode ser uma missão muito mais complicada do que se pensa, partindo do pressuposto de que vivemos em umlocal onde pessoas agem de maneiras diferentes dependendo do local onde as mesmas se encontram.
Na maior parte das vezes, o Brasil é visto apenas por dados estatísticos, quantitativos, e não por dados qualitativos. Isso já define o tipo de retorno que se tem de uma análise assim, apenas dados dos quais vemos um país abaixo de muitos outros buscando uma melhora que parece difícil de seralcançada.
O trabalho que segue é baseado na obra de DaMatta, onde suas idéias são citadas e analisadas de acordo com o ponto de vista do grupo.

Roberto DaMatta, em O que faz o brasil, Brasil, discute diversos temas que levam o leitor a um mesmo propósito: reconhecer a si mesmo como brasileiro, em meio a um país cheio de preconceitos e realidades diversificadas. Para isso DaMatta começa discutindo aimportância se ter uma identidade.
Uma identidade social se constrói através de afirmativas e de negativas diante de certas questões consideradas importantes, - como costumes ou crenças – que formam uma cultura única para cada região. Assim, se tem um material claro que pode dizer quem é quem em uma sociedade.
Cada cultura se constrói de acordo com a sociedade da qual ela pertence, ou seja, asociedade, mesmo que indiretamente, já diz por si só grande parte do que cada indivíduo é. Alguns de seus costumes e hábitos são fórmulas apresentadas pela sociedade que nos fazem seguir certos perfis que não seriam comuns em outras culturas, por apresentarem determinadas características desconhecidas a estas.
Para se definir uma identidade para uma grande nação como o Brasil é preciso saber comoanalisar cada informação e que importância dar à mesma. Dados estatísticos, de acordo com DaMatta, não são a melhor forma de avaliar e classificar uma identidade, pois somos vistos apenas como uma coletividade, e não com dados sensíveis e qualitativos, que definem muito mais o Brasil.
Quando passarmos a ver o Brasil por este outro lado e sairmos apenas das estatísticas, será muito mais fácil acharuma identidade que realmente tenha a cara brasileira. Os dados estatísticos apenas mostram o Brasil como mais um e meio a uma grande diversidade de países, e entre esse há as grandes potências, que quando comparadas à nossa nação consegue fazer com que a sociedade veja o seu próprio país não mais como Brasil, mas principalmente como brasil.
Roberto DaMatta prossegue o livro fazendo uma comparaçãoentre um brasileiro dentro de sua casa e na rua. Muitas são as diferenças por ele citadas. A idéia da rua já está bastante deturpada levando em conta que a mesma é vista como um ambiente ruim, muito movimentado, e onde estão o trabalho, a surpresa e a tentação. Tudo isso entra em contradição com o ambiente da casa, onde estão, supostamente a tranqüilidade, a paz e a segurança.
Em cada um dessesambientes somos classificados de uma maneira diferente. Na rua, o que determina quem é cada um são características como idade e sexo, mas assim mesmo acabamos fazendo parte de um todo onde, na maioria das vezes, somos vistos apenas como mais um em meio a uma grande população. Já dentro de casa somos únicos e insubstituíveis. Temos respeito e temos intimidade entre os demais membros da família. Nãotemos que representar um papel, ou como dizem, não temos que usar máscaras e fingir ser quem não somos.
Essas comparações podem ser levadas a um plano maior se baseado nas análises feitas anteriormente por DaMatta. A rua pode ser vista com características semelhantes às apresentadas ao brasil (com minúsculo), onde tudo é visto como um todo e com dados precisos e estatísticos. Já o ambiente do...
tracking img