O que faz um gestor - resumo do artigo de clemente nobrega

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (414 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O artigo inicia com uma pergunta da revista Exame ao consultor Clemente Nóbrega¹ (abrindo um parêntese e deixar registrado quem é ele, ele é físico e engenheiro nuclear por formação e é hoje um dosmais destacados especialistas em management do país, com ênfase em inovação, marketing e estratégia).
A pergunta que inicia o artigo é “ Qual a mais importante inovação do século 20?” ao queele responde que “a inovação mais importante foi aquela que possibilitou que outras inovações produzissem seus efeitos. Foi a disciplina da gestão.”
A idéia principal do artigo é a de ressaltar aimportância da gestão, com foco no resultado e não no esforço, porque acha que “esforço é irrelevante do ponto de vista gerencial” e que “para obter resultados, temos de traduzir propósito em medidasde desempenho”. Ele acha que é medíocre “medir o que você põe no sistema” ao invés de medir aquilo que você quer obter como resultado, e que por ser mais fácil é o que normalmente acontece.
Oautor delineia caminhos para chegar a uma boa proposta de gestão: diz que “tudo o que implica organizar com um propósito, precisa de gestão” com foco voltado para o resultado com os recursosdisponíveis. E que gestão é fazer acontecer “de fora para dentro”.
O autor orienta quanto a como formular uma boa proposta de gestão: “uma boa proposta de valor é uma história que faz sentido. Toda boahistória tem personagens bem delineados, motivações plausíveis e trama bem amarrada. No mundo das organizações, chamamos essa história de modelo de negócio” e que argumenta que criar um modelo denegócio novo é “escrever uma nova história” e que para criar essa nova história “todo gestor tem de ter um pé no presente e outro no futuro” e que tão essencial quanto escolher o que fazer, é importante“escolher o que não fazer” e que isso vale para pessoas, organizações e países. Também acha que o desafio do gestor é “estar no jogo que será jogado amanhã sem matar a vaca leiteira de hoje”....
tracking img