O que era o gnosticismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Descobri que os movimentos gnosticos de hoje, não correspondem ao que foi o gnosticismo em sua origem. Há uma confusão histórica entre as várias formas gnósticas atuais, que se contrapõe ao que foio verdadeiro gnosticismo. Jesus no movimento gnóstico antigo é o mestre, que deve ser estudado em todos os seus ensinamentos diretos e parábolas, para depois então serem externadas as opiniõespróprias de cada discípulo, tanto a respeito do que ele quis dizer, quanto a respeito de como esse discípulo está se enquadrando dentro do que deve ser feito com sua própria vida, de acordo com osensinamentos do mestre. Esta pratica é o motivo de terem sido encontrados tantos evangelhos gnósticos em Nadi Hamadi. O que deve ser entendido é que esses evangelhos que são fruto do gnosticismo praticado nosprimeiros séculos depois de Cristo, são apenas opiniões e visões pessoais dos discípulos a respeito do que o mestre quis dizer. O gnosticismo era nada mais nada menos que ler, procurar entender asparábolas de Jesus, escrever suas impressões a respeito delas e partilha-las com outro ser humano, o que não passa de estudo e pregação. No que diz respeito a partilhar sua própria vida com outro ser humanoou com um grupo de pessoas, relacionando sua interação com o mundo a prática das leis dadas por Jesus, nada mais é que busca por auto-conhecimento, uma forma de psicoanálise ou terapia de grupo.
Omovimento Gnóstico nasceu com Jesus e ele não falou nada a respeito de cabala, numerologia, adivinhação, tarô, alquimia, mas sim em procurar fugir do pecado, em encontrar o reino de Deus através doconhecimento das parábolas, em amar a seu próximo como a ti mesmo dentre outros ensinamentos de convívio em sociedade; o restante é sincretismo religioso, não é gnosticismo puro.
Precisamos segundo ognosticismo original, procurar auto-conhecimento e externar opiniões sobre os ensinamentos do mestre, partilhando-as com outro ser humano. Conclusão: É simples perceber que a maioria desses...
tracking img