O que entendo por cultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2122 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é cultura?

A cultura é uma preocupação constante e permanente na humanidade. Todos querem entender como é o modo de vida de uma sociedade, isto é, pessoas que se relacionam entre si, de forma mais ou menos organizada, cooperando umas com as outras na qual se manifestam por formas especificas e divergentes.
Os contatos entre os diferentes grupos marcaram as civilizações ao longo dahistória promovendo as transformações culturais tanto pelos movimentos internos, quanto pelos conflitos internos. Então sempre que pensamos em cultura temos que considerar a multiplicidade e a riqueza de seus elementos a realidade dos grupos e ainda as características que os unem e diferenciam, e a cultura expressa.
A lógica interna de cada realidade cultural é traduzida nos costumes, nas formas dehabitar, de se vestir, no trabalho e em tantas outras expressões.
Quando conseguimos entender as diferenças entre os grupos em questões culturais fica mais fácil de compreender de forma mais aberta e menos preconceituosa o que enriquece as relações humanas prevalecendo o respeito nessas relações.
Devemos considerar também que as diferenças culturais ficam mais claras quando efetuamos comparaçõesentre elas, se a sociedade não adotasse por referencia um modelo cultural, não perceberíamos as diferenças e nem haveria motivos pra tentar entendê-las.
Outras ideia de sua cultura é a nossa própria visão que fazemos de nós mesmo como seres sociais, quando comparadas com outras culturas conseguimos ampliar nossa visão sobre nós como membros de um grupo social, nossas razões e motivos de estarmosinseridos nesse grupo e até a possibilidade de transformação.
Pensando em cultura como tudo aquilo que se caracteriza uma população humana existem duas possibilidades básicas de relacionar diferentes culturas entre si. No primeiro caso é de hierarquizar e, isto é comparar uma cultura com a outra, dependendo do aspecto que se compara podemos pensar que uma é mais desenvolvida que a outra.
Nasegunda possibilidade as culturas tem suas próprias características mais elas se relacionam, constatando a influencia de uma para outra sem subjuga-las.
No século XIX, os estudos efetuados pretendiam colocar as culturas humanas em escalas hierárquicas. Nestes estudos havia escalas sucessivas de evolução social pelas quais as populações passariam, primeiramente se diferenciando de outras especiesanimais até alcançar o índice de evolução conhecido na Europa Ocidental da época. Todas as sociedades humanas fariam parte desta escala de evolução em linha única.
Baseada nessas propostas as diversas sociedades do século XIX estariam inseridas em diferentes estágios da evolução humana, as civilizações indígenas da Amazônia seriam classificadas como “selvagens”, as tribos africanas como “barbaras” eas populações europeias civilizadas.
Vê-se claro que essa é uma concepção do ponto de vista europeu para servir como forma de consolidação do domínio de países capitalistas sobre os demais povos. Esta concepção linear foi combatida com base no principio de cada cultura tem suas características próprias e múltiplos critérios culturais. Essas classificações tinham como principal função consideraros povos não europeus como inferiores e passiveis de domínio e exploração.
Estudos sistemáticos e detalhados permitiram destruir esses argumentos preconceituosos e tendenciosos.
“Não existe relação necessária entre características físicas de grupos humanos e suas formas culturais, nem tão pouco a multiplicidade das culturas implica quebra da unidade biológica da especie humana” ( Santos, 1994,p.15)
Esse principio de uma linha evolutiva única para os grupos humanos implicava em uma visão racista e preconceituosa e que esses padrões preestabelecidos desviava a atenção de indagações importantes a respeito da história da humanidade.
A ideia mais aceita no que diz respeito ao estudo das culturas especificas origina-se da constatação da avaliação de que cada cultura varia de acordo com...
tracking img