O que é varejo?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (482 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é VAREJO?
No artigo do mês passado, escrevi sobre um fundamental intermediário do marketing, no qual chamamos de DISTRIBUIDOR. Não menos importante, o assunto deste mês será sobre outroimportante intermediário chamado VAREJO. Segundo nosso mestre do marketing Kotler (1998, p.500) o varejo inclui todas as atividades relativas à venda de produtos ou serviços diretamente ao consumidor final,para uso pessoal e não comercial. Um varejista ou uma loja de varejo é qualquer empreendimento comercial cujo faturamento provenha principalmente da venda de pequenos lotes no varejo. Qualquerorganização que venda para os consumidores finais seja ela um fabricante, distribuidor/atacadista ou varejista está executando a atividade varejo. Prestem bem atenção, não importa como os produtos sãovendidos (pessoalmente, pelo correio, por telefone, por máquinas de vendas ou pela internet) ou onde eles são vendidos (em uma loja, na rua, na casa do consumidor).

Atualmente os consumidores podemadquirir produtos e serviços em uma ampla variedade de organizações de varejo. Há varejistas de loja, varejistas sem loja e organizações de varejo. Conforme cita Kotler os principais tipos de varejistassão:

- Lojas de especialidade (possui linha restrita de produtos).
- Lojas de departamentos (possui várias linhas de produtos).

- Supermercados (operações de auto-serviço relativamente grandes,de baixo custo, baixa margem e alto volume, projetadas para atender a todas as necessidades de alimentação, higiene e limpeza doméstica).

- Lojas de conveniência (lojas relativamente pequenas,localizadas nas proximidades de áreas residenciais, funcionam em horários prolongados sete dias por semana e exibem uma linha limitada de produtos de conveniência de alta rotatividade, além de sanduíches,café e guloseimas).

- Lojas de descontos (possui mercadorias padrão ou especialidades vendidas a preços mais baixos, com margens menores de volume maior).

- Varejistas off-price (possui...
tracking img