O que é uma organização?

O que é uma Organização?

O que significa organização

Segundo Maximiano (1992) "uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos.Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros,um hospital ou uma escola são  todos os exemplos de organizações.”
Uma organização é formada pelo soma de pessoas, máquinas e outros equipamentos, recursos financeiros e outros.
A organizaçãoentão é o resultado da combinação de todos estes elementos orientados a um objetivo comum.
A qualidade é o resultado de um trabalho de organização.

A importância da organização

Podemoster uma ideia porque a organização é importante compreendendo que um dos primeiros passos para uma empresa implantar um processo TQM - gerenciamento total da qualidade (total quality management). Esseprimeiro passo tem início no uso dos conhecidos 5 S, que significam, a partir das palavras japonesas:
• SEIRI que corresponde a eliminar o desnecessário separando-o do necessário.
• SEITONque significa colocar em ordem, guardando de forma ordenada tudo que é necessário.
• SEISO que significa limpeza, eliminação da sujeira, acabando com as fontes dos problemas.
• SEIKETSU quesignifica asseio, padronização, higiene, e também o estágio onde se evita que as etapas anteriores retrocedam.
• SHITSUKE que significa disciplina, com a cumprimento rigoroso de tudo que foiestabelecido pelo grupo.

Os cinco S somente terão sucesso se forem praticados de forma sistemática e contínua, bem como sejam resultado do consenso do grupo envolvido neste processo.Organização da Empresa
Existem alguns fatores chaves quando é levada em consideração a organização de uma empresa, são eles: cultura, estratégia, recursos e habilidades, estrutura, sistema, pessoal...