O que é um sistema distribuído?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1599 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é um sistema distribuído?
Um sistema distribuído é aquele que é definido como um conjunto de unidades de processamento independentes, que através da troca de comunicação e gerenciamento de sincronização pode processar uma aplicação em diferentes localidades em sistemas com características próprias diferentes, dando a impressão ao usuário que toda a aplicação é gerenciada por um sistemaúnico. Quando falamos em sincronização, temos o conceito de sincronização em um sistema centralizado e no sistema distribuído. No sistema centralizado a sincronização é feita através do compartilhamento de áreas de memória, já no sistema distribuído ocorre a sincronização através da troca de mensagens. A aplicação no sistema distribuído pode ser dividida em “partes” diferentes e ser processada emdiversos núcleos de processamento.
Qual o objetivo de um sistema distribuído?
O objetivo é criar a ilusão que a aplicação (ou as aplicações) estão sendo processadas em um único sistema, permitindo a sensação que tudo isso ocorre sem o compartilhamento de áreas de memória, no entanto, a sincronização é feita a partir de trocas de mensagens. Faz parte do objetivo a situação da aplicação serprocessada de modo que o ambiente que opera forneça situações favoráveis ao compartilhamento de recursos, sabendo que diferentes recursos estarão disponíveis em unidades de processamento diferentes.
Exemplo de um sistema distribuído:
A própria internet, afinal de contas a internet é um exemplo claro disso tudo, pois temos um conjunto de computadores independentes que interligam-se mutuamente com oobjetivo de compartilhar recursos, dando a impressão ao usuário que isso tudo é um único sistema.
Características de um sistema distribuído:
Primeiramente é importante ter a visão de que uma aplicação pode ter diversos tipos de complexidade possível, não apenas com relação ao custo computacional mas também sob aspectos de gerenciamento e necessidade de recursos, ou seja, uma aplicação pode sersincronizada entre alguns poucos computadores em uma pequena rede (até mesmo uma rede local) ou até mesmo aplicações que necessitem de um alto grau de sincronizações, como a utilização global da própria internet.
Otimização do compartilhamento de recursos: Isso significa estar apto para compartilhar com desempenho e segurança recursos físicos ou lógicos, como por exemplo, impressoras, scanners,dados, espaço em disco, processamento entre outros. Tudo isso é gerenciado por um software servidor.
É dever do sistema distribuído refletir a estrutura organizacional que é pretendida a ele, isso significa que deve estar muito claro e declarado o objetivo da aplicação e os recursos com núcleos de processamento que serão dispostos.
Talvez uma das características mais marcantes e presentes é atransparência, eu arrisco dizer que ela anda de “mãos dadas” com o compartilhamento otimizado de recursos, pelo fato de que se o usuário perceber de alguma forma que o sistema é gerenciado e processado por diversas unidades de processamento, já falhou o objetivo do sistema distribuído, que é dar a ilusão ao usuário que todo a aplicação é processado em um sistema único. Quando falamos de transparência, éimportantíssimo lembrar que da mesma forma que é um conceito importante e vital, ela foi dividida em diversas categorias.
Transparência de acesso:
Quando nós temos a possibilidade de acessar e/ou interagir com um dado, recurso ou até mesmo um dispositivo, nós precisamos de um meio para acessar. A transparência nesse aspecto significa que a forma pela qual eu interajo com a possibilidade deacessar e também a transformação desse acesso em utilização, faça parte de um único sistema.
Transparência de localização:
Os recursos, dados e dispositivos que serão compartilhados e acessados, não precisam e não devem conter nenhuma informação relevante que forneça ao usuário a localização | região que esse recurso está contido. Por exemplo, se eu quiser acessar um arquivo, um documento que...
tracking img