O que é teoria da literatura?

Páginas: 5 (1211 palavras) Publicado: 4 de outubro de 2011
INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS

Josiano Saulo Diniz

O QUE É TEORIA DA LITERATURA?

MACEIÓ/AL

2011

Josiano Saulo Diniz

O QUE É TEORIA DA LITERATURA?

Resumo apresentado ao Curso de Licenciatura em Letras, do Instituto Federal de Alagoas, como requisito avaliativo da disciplina Teoria da Literatura.

Prof. FábioSantos

MACEIÓ/AL

2011
TEORIA DA LITERATURA

1º) A teoria da literatura tem como objeto de estudo todos os fatos literários.
2º) Tem, diante desses fatos, um comportamento específico (procura neles o que tem de mais geral).
3º) Com esse geral visa a elaborar um sistema de teorias.

Cada uma das disciplinas dos estudos literários tem, diante dos fatos literários, comportamento oumétodos de trabalho e objetivos específicos. A teoria da literatura, que também se ocupa de todos os fatos literários, procura neles o que tem de mais geral, e, com essas generalidades, visa a construir um sistema de teorias.
A teoria da literatura, portanto, não se confunde com outros estudos literários; mas isto não significa que não mantenha com eles íntimas relações.
A teoria daliteratura, para alcançar resultados válidos, não pode transformar-se em disciplina de especulação apriorística, mas tem de recorrer contínua e demoradamente às obras literárias em si: exige um conhecimento exato, concreto, vivífico do fenômeno literário. Ela não pode, sob pena de se esterilizar, erguer as suas construções segundo uma tendência filosofante que desconheça ou deforme a realidadehistórica da obra literária.
Perante a diversidade histórica do fenômeno literário é absurdo emitir regras dogmáticas que pretendam assumir função normativa e judicativa. Não se trata de elaborar regras ou normas, mas sim de compreender, de organizar conceptualmente um determinado conhecimento acerca do fenômeno estético-literário.
É sabido que as especulações acerca do fato literáriosurgiram na antiguidade grega, a arte retórica e a arte poética de Aristóteles, desde sempre, e ainda hoje, são obras fundamentais para os estudos de teoria da literatura.
O sentido das especulações literárias dos gregos, se voltaram primeiro para o problema da caracterização da obra literária; e em segundo lugar, para a formulação de um conjunto de preceitos que deviam ser seguidos pelos escritores,a fim de que suas obras resultassem perfeitas.
Passado uns quatro séculos, os latinos começaram, como sabemos, a realizar uma literatura de incontestáveis valores, mas no fundo imitada dos modelos gregos.
Com a renascença (século clássico, XVI a XVIII), a teoria da literatura experimentou considerável desenvolvimento, provocado, de um lado pelo dominante interesse desses séculos pelaliteratura grega e latina; e, de outro, pela necessidade que tiveram esses clássicos modernos, de defender os princípios de seu classicismo.
Entrado o século XIX e sobrevindo o movimento romântico, que foi, sabiamente, uma revolução literária em todo o seu sentido anticlássica, natural foi que a teoria da literatura, posta diante de fatos literários completamente novos, ou de fatos em que ainda não setinha atentado, viesse a ser muito diferente do que fora durante o classicismo antigo moderno: diferente dados aos novos objetos de estudo e diferente também nos objetivos, pois deixou de ter finalidade perceptiva e didática, e passou a visar tão só o conhecimento dos fatos literários.
Ao fim do século XIX, podíamos dizer, com fundadas razões, que o cientificismo, que acabara por dominar atémesmo as disciplinas filosóficas, tinha promovido um extraordinário progresso da teoria da literatura, definindo melhor seus objetos de análise e sistematizando seus métodos de trabalho; e nesse sentido tinha transformado essa disciplina, de especulativa e perceptiva que era, em uma “ciência” interessada tão só no conhecimento positivo do fato literário.
Quando se acompanha a história de um ramo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • teoria da literatura
  • teoria da literatura
  • Teoria da literatura
  • teoria da literatura
  • Teoria da Literatura
  • TEORIA DA LITERATURA
  • Teoria da literatura
  • Teoria da literatura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!