O que é stakeholder e conceito de networking

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (659 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é Stakeholder:

Stakeholder significa público estratégico. É uma palavra em inglês muito utilizada nas áreas de comunicação, administração e tecnologia da informação cujo objetivo é designaras pessoas e grupos mais importantes para um planejamento estratégico ou plano de negócios, ou seja, as partes interessadas.
O termo stakeholder foi criado por um filósofo chamado Robert EdwardFreeman. Ao entender a importância dos stakeholders, o responsável pelo planejamento ou plano consegue ter uma visão mais ampla de todos envolvidos em um processo ou projeto e saber de que maneira elespodem contribuir para a otimização deste.
O stakeholder é uma pessoa ou um grupo, que legitima as ações de uma organização. É formado pelos funcionários da empresa, gestores, gerentes, proprietários,fornecedores, clientes, o Estado, credores, sindicatos e diversas outras pessoas ou empresas que estejam relacionadas com uma determinada ação ou projeto.
O termo stakeholder tem se tornado cada vezmais comum, uma vez que é uma peça muito importante para contribuir no desempenho de uma organização e influenciar as atitudes e ações do stakeholder dentro da empresa. Na área de tecnologia dainformação, o stakeholder também exerce importante papel, pois para a arquitetura de software é importante ter o conhecimento das partes interessadas.
Exemplos
Um projeto que envolve uma obra em via públicadeve considerar as necessidades da comunidade que será afetada pelo barulho e pelos transtornos (mesmo que a obra seja em benefício da comunidade), ou será alvo de reclamações que poderão levar aatrasos no cronograma.
Dentro de uma organização, um projeto pode gerar um resultado que fortalece algumas áreas em detrimento de outras. Mesmo que estas áreas não participem do projeto, é importanteentender as relações de poder envolvidas, já que os que serão afetados negativamente poderão tentar boicotar o projeto.
A palavra vem de:
• Stake: interesse, participação, risco
• Holder:...
tracking img