O que é sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1065 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é Sociologia?
Carlos Benedito Martins.

Introdução
Na introdução existem vários fatos contraditórios da sociologia, pois ao mesmo tempo em que é um projeto intelectual que visava os interesses da elite, também tentava ajudar de alguma maneira os oprimidos a chegarem à elite. Diz – se que ela (a sociologia) surgiu como resposta às questões que a história ignorou.
Surgiu como ciênciapara tentar explicar e entender a vida em sociedade urbana e rural.

O Surgimento
A Sociologia teve seu início nas manifestações do pensamento moderno, que criticava diretamente o pensamento feudal. Toda essa evolução mexeu no íntimo da mentalidade dos europeus do século XVIII, que se reforçou devido a Revolução Industrial que visava à substituição da mão de obra humana (artesanal) pelas máquinas(manufatureira), que resultaria em homens e mulheres desempregados, pois eles não poderiam concorrer com máquinas que produziam em grande escala.
Na Inglaterra ocorreu à transformação da atividade artesanal para a manufaturada, ocorreu assim a grande vinda dos camponeses para a cidade, onde homens, mulheres e crianças trabalhavam, sendo que as mulheres e as crianças trabalhavam igual aos homens erecebiam menos.
Com essa migração houve um grande aumento da população urbana, mas as condições de moradia e saúde não conseguiam atender a necessidade de todos, com isso houve um grande aumento de alcoólatras, prostitutas e muita violência. Devido à falta de saneamento básico houve as grandes epidemias de tifo e cólera.
Com a Revolução Industrial surge o capitalismo, possibilitando osurgimento da sociologia como ciência a investigar um objeto, no caso a sociedade.
A sociologia então surge para mostrar que as instituições não eram fenômenos sagrados e imutáveis, mas algo que poderia ser modificado, na visão dos fundadores da sociologia, de um modo especial August Comte, que chamava a sociologia de física social. Com a inspiração positivista a sociologia procurou construir uma novaciência, separando – a da filosofia, da economia e da política, criando assim a ciência que estudava somente a sociedade com a finalidade de modificações.

A Formação
Houve muitas críticas à sociologia, mas não se podem negar os avanços obtidos por ela. Devido à sociedade ter vários grupos sociais nem os filósofos entraram em um acordo no que seria propriamente a sociologia. Devido às opiniõesopostas da sociedade capitalista, os sociólogos não entram em um acordo no que se diz respeito aos métodos e investigações, surgiram assim diferentes tradições sociólogas. Uma das visões que mais influencio foi à conservadora, que visava manter a estabilidade social e manter sua hierarquia, a reflexão dos conservadores se deu a partir da Revolução Francesa, eles a viam como castigo de Deus, elesacusavam os iluministas pelo início da mesma.
Essas ideias conservadoras se tornaram referência para os primeiros sociólogos, pois eles estavam interessados em preservar uma nova ordem política, econômica e social na sociedade europeia do final do século XIX. Essa ideia influenciou três nomes da sociologia Saint – Simon, August Comte e Émile Durkhein.
Para Saint – Simon, o progresso econômicoacabaria com os conflitos sociais, sendo assim era a favor do desenvolvimento industrial e de produção.
Já Comte acreditava que as ideias iluministas na revolução industrial levariam os homens a desunião, para que isso não acontecesse seria necessário restabelecer a ordem das ideias e do conhecimento, criando assim uma crença comum entre os homens.
Durkhein também se preocupava com a ordem social,não concordava com as teorias socialistas que explicavam a realidade social somente pelo econômico. Durkhein possuía uma visão positiva, para ele todas as ações da pessoa não devem ser criadas por ela, e sim por uma sociedade e ser passada de geração em geração através da educação.
Os socialistas pensavam diferente, não acreditavam na bondade da pessoa, e criticavam a sociedade evidenciando o...
tracking img