O que é ser empreendedor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1081 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é ser empreendedor?

“Alguns homens vêem as coisas como são, e perguntam: “Por quê”? Eu sonho com as coisas que nunca existiram e pergunto: "Por que não?" Bernard Shaw
Acreditamos que trata-se simplesmente daquele que localiza e aproveita uma oportunidade de mercado, criando à partir daí um novo negócio. São pessoas inovadoras, inquietas, criativas, ousadas, além de terem sempre a suavisão voltada para o futuro. Por isso, elaboram todo um planejamento que permite criar as condições vitais para o alcance dos seus objetivos, e têm sempre em mente que é importante alcançá-los tanto no plano profissional, quanto no familiar e pessoal. Motivadas por isto, criam sempre oportunidades e se envolvem com elas, entregando-se de corpo e alma para alcançar seus objetivos.
Não ficamreclamando do sol ou da chuva, pois estão ocupados em atingir o que planejaram para sua vida. Os obstáculos que surgem são retirados de sua frente com trabalho e garra, não servindo nunca como “desculpas” para afastá-lo de seus objetivos. A ousadia é outra característica de pessoas de sucesso.
Ele tem que estar sempre ligado ao mundo, buscando cada vez mais novos conhecimentos para enfrentar osdesafios. Então qual será a razão de alguns empreendimentos serem bem sucedidos e outros fracassarem? Entre os diversos motivos, estão a falta de planejamento, pesquisa, conhecimento do negócio e do mercado. Outro fator é que existem pessoas que não possuem características comportamentais empreendedoras necessárias para os negócios como coragem para assumir riscos, persistência, planejamento, rede decontatos, comprometimento, entre outras; ou se as têm, não as identificaram ou as aprimoraram para se lançarem no mercado. Além disso, deve-se ter um profundo conhecimento do negócio em que deseja empreender. Muitas pessoas têm idéias, porém ficam somente nelas, não passando nunca para a ação, atitude necessária para transformá-las em realidade fazendo as coisas acontecerem. E isto somente ocorrerá sea pessoa tiver uma verdadeira paixão por aquilo que faz, pois este é o combustível necessário para entusiasmar-se por seu projeto de vida.
O verdadeiro empreendedor é um campeão que não desiste jamais, pois acredita em sua capacidade e vê os fracassos como oportunidade de aprender cada vez mais. Não fica esperando a vida passar. Ele somente tem olhos para o futuro, sendo capaz de investir todoseu tempo na realização de seus sonhos! Enquanto não se levantarem e tomarem uma atitude que os levem a alcançarem seus objetivos, as pessoas ficarão na platéia, aplaudindo aqueles que tiveram coragem de subir no palco da vida!!!

Diferenças entre Administrador e Empreendedor

Compreendemos que administrar é uma arte e empreender é transformar idéias em oportunidades. Essas colocações oudefinições são muito simples para qualificar dois profissionais ou dois talentos importantíssimos no processo das organizações e dos negócios.

Cada um tem seu perfil, seu valor e seu papel dentro das organizações e dos negócios e merecem estudos mais profundos e muita reflexão.

Antes, porém, vamos citar alguns aspectos que achamos importantes. Henry Fayol deixou-nos os cinco princípios da arte deAdministrar que são: Prever, que agora modernizado para Planejar, Organizar, Comandar, agora utilizado Dirigir, Coordenar e Controlar.

As características que também influenciam são:
1-) As demandas, isto é; o que tem de ser feito
2-) As restrições, que são os aspectos internos e externos que limitam
3-) As alternativas, o que, como, quando e quanto custa fazer

Também tem mais doisaspectos:
1-) O nível que o Administrador ocupa na Organização
2-) O conhecimento que detém do negócio ou sua experiência profissional

Outras três situações ainda bem diferentes:
1-) Na micro e pequena empresa
2-) Na média empresa
3-) Na grande empresa

Ainda com mais três agravantes:
1-) Nas empresas nacionais com a cultura familiar
2-) Nas empresas multinacionais
3-) Nas...
tracking img