O que é religião e seita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2945 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Como identificar hoje em dia, o que é uma religião e o que é uma seita? 
 
A palavra seita vem do latim secta e singifica cortada, separada. Trata-se de um grupo religioso com uma concepção derivada dos ensinamentos de uma das principais religiões do mundo. Ou seja, uma seita é uma subdivisão de uma religião. 
Apesar deste sentido ser claro, trata-se de uma difícil tarefa identificarmos umaseita, visto que jamais os membros de um grupo religioso admitem ser consideradossectários (separatistas). Comumente eles se julgam os verdadeiros e únicos fiéis e continuadores de uma religião que propõem ser verdadeira. 
Podemos claramente observar que há seitas de todas as religiões. Mas não há seitas católicas. Quando surge uma seita entre os católicos, ela é logo expelida pela excomunhão. Aunidade santa da Igreja Católica é incompatível com a existência de seitas em seu seio.
As seitas se multiplicam nas épocas de crise na Igreja e, principalmente, quando a força do Papado diminui. Por fraqueza, por covardia ou por omissão, um Papa pode contribuir para o crescimento dos erros e difusão das heresias, e logo, surgimento de seitas. Desta forma, no final da Idade Média, multiplicaram-seos grupos sectários. 
Isso ocorre porque a falta de orientação de alguns católicos repercute na insatisfação de suas necessidades e aspirações dentro da Igreja, gerando uma fé subjetiva. É a este povo desorientado que a seita oferece respostas simplificadoras e fáceis. A convicção com que a seita impõe suas idéias (mesmo as mais absurdas) parece, aos olhos do inseguro na fé, um fator de defesa ede segurança doutrinária. Em terra de subjetivistas na fé, quem aparenta ter uma certeza objetiva aparece como dono da verdade. Assim, o aliciamento sectário ocorre mais por entusiasmo do que por razão. Conseqüentemente, levando ao fanatismo e não ao convencimento. 
Assim, podemos ver claramente a diferença entre seita e religião. Na religião, o entusiasmo, quando existe, é fruto da pregaçãodoutrinária. A adesão à fé é um ato fundamentalmente racional. 
A propaganda sectária, do contrário, explora as paixões (o entusiasmo, o ressentimento, o ódio), para obter uma adesão de vontade. Sendo, então, utilizados processos que chamamos de “lavagem cerebral”. 
Podemos entender claramente que a adesão do sectário ao seu grupo religioso tem sempre caráter passional e não racional. A defesa quefaz de sua crença é sempre apaixonada. Ele procura justificá-la com base no que a seita combate, e não no que ela ensina. 
 
Onde Surgiu?
O Catolicismo é uma religião que surgiu a partir do ano 50 depois de Cristo, a partir da deturpação do verdadeiro Cristianismo. 
Jesus Cristo (Yehoshua haMashiach) é judeu, e sempre pregou o Judaísmo, e sempre praticou o Judaísmo. 
Portanto, os verdadeirosseguidores de Jesus também pregam e praticam o Judaísmo. 
O Catolicismo surgiu aproximadamente no ano 50 depois de Cristo, quando alguns dos seguidores de Jesus Cristo começaram a dizer que não é necessário obedecer a certos mandamentos da Lei de Deus (Torah), e assim se tornaram hereges. 
A origem mais remota do Catolicismo ocorreu quando Paulo de Tarso começou a dizer aos gentios que estavam seconvertendo a Deus que eles não precisavam fazer a circuncisão para serem salvos. 
A doutrina católica é constituída pelo conjunto de dogmas e verdades de fé, de ensinamentos, de preceitos e de leis da Santa Igreja. Estruturando-se, pois, sobre o Texto-Sagrado que contém a palavra de Deus e Seus mandamentos, sendo também formada pela sagrada tradição, pelo magistério infalível da Santa Igreja,magistério expresso nos documentos dos concílios universais e nas decisões e pronunciamentos papais, bem como em todo documento que possua aprovação da autoridade eclesiástica. 
A doutrina católica consiste, pois, dos dogmas de modo geral, da condenação das heresias e da missão de ensinar e de santificar da Igreja, para a salvação das almas e para a maior glória de Deus. Constituem elementos...
tracking img