O que é referencial teórico?

O QUE É REFERENCIAL TEÓRICO?
O Referencial Teórico ou Revisão Bibliográfica é um resumo sobre o tema já definido e delimitado, enfatizando conceitos, características, justificativas de modo compacto com as devidas fontes (autores, ano e página) de autores e especialistas no tema em questão. Esse resumo pode ser elaborado com base em textos de revistas, jornais, livros, boletins, sites, enfim,documentos confiáveis consultados em bibliotecas, entrevistas na mídia, documentários, internet, etc. As fontes deverão constar das referências do projecto de pesquisa de modo completo, de acordo com normas da ABNT.
Segue, abaixo, um exemplo de Referencial Teórico e de Objectivos de um projecto:

REFERENCIAL TEÓRICO OU REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Tema: Clima Organizacional
O clima organizacionalmostra como as pessoas devem comporta-se no seu ambiente de trabalho dentro das organizações, pois de acordo com LUZ (1995, p. 98) “o clima organizacional é composto pelas impressões gerais ou percepções dos empregados em relação ao seu ambiente de trabalho, embora nem todos os indivíduos tenham a mesma opinião (pois não têm a mesma percepção), isto é, atributos específicos de uma organização, seusvalores ou atitudes que afectam a maneira pela qual as pessoas ou grupos se relacionam no ambiente de trabalho, reflecte o comportamento organizacional”. Toda organização deve trabalhar de maneira a fornecer um clima organizacional favorável, já que LUZ (1995, p. 99) diz que “o clima é afectado pelos conflitos e pelos factores positivos e negativos que ocorrem no ambiente de trabalho, bem comopelos factores externos que ocorrem no contexto sócio – económico e político, como também na vida particular dos funcionários”.

Segundo MAXIMIANO (2000, p.100), “as organizações formais possuem determinadas propriedades objectivas como: divisão e fluxo de trabalho, hierarquia e estrutura salarial”. Os integrantes das organizações desenvolvem percepções subjectivas e sentimentos acerca de taispropriedades objectivas. As propriedades objectivas percebidas nas organizações são passiveis de comparação, como por exemplo, o salário. O funcionário pode perceber que está trabalhando mais e ganhando menos que outras pessoas. A partir dessa percepção o individuo pode julgar como justo ou injusto o tratamento recebido, e sentir-se satisfeito ou frustrado. Desses sentimentos resultarão sentimentos, eresultarão os comportamentos de cooperação, indiferença ou hostilidade em relação à administração e à empresa.
E acrescenta Luz que o clima organizacional traduz a atmosfera psicológica que envolve a relação entre a empresa e seus colaboradores.

Dessa forma, “o comportamento das pessoas é afectado pelo mesmo, bem como o desempenho da organização. Assim, em clima favorável contribui paramobilizar as pessoas a se comprometerem com os objectivos organizacionais”. (LUZ, 1999, p.68). As empresas devem manter um clima psicológico bom entre seus funcionários, pois, conforme CHIAVENATO (1992, p.53), “clima organizacional constitui o meio interno de uma organização, a atmosfera psicológica é característica que existe em cada organização”, o clima tem como factor fundamental o ambiente dentrodo qual as pessoas fazem os seus trabalhos, seja dentro de um departamento de uma fábrica ou de uma empresa. O clima não pode ser tocado ou visualizado, mas provoca diferente espécie de motivação em seus participantes, influenciando seu comportamento, quando o clima é favorável proporciona satisfação nas necessidades pessoais dos participantes, produzindo elevação do moral. E é desfavorável quandoproporciona frustração daquelas necessidades.

Os recursos humanos devem ser tratados como um factor influenciador para o clima organizacional dentro das organizações, para CHIAVENATO (1992, p.53) “O clima organizacional influencia a motivação, o desempenho humano e a satisfação do trabalho. Ele cria certos tipos de expectativas sobre as quais consequências se seguem em decorrência de...
tracking img