O que é política

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (531 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é política?
(Salomao Amorim)
O que é a política e o que são os políticos? É uma pergunta que traz muita confusão. Muitas pessoas associam políticos e política à prática da corrupção, dadesonestidade, da imoralidade. A política para muitos é considerada como uma doença infecciosa de uma nação, como o Brasil em particular.
O termo “infecciosa” aqui é usado propositadamente porque muitoshomens bons e honestos chegam a serem eleitos com a função e o dever de lutar pelo bem comum, pela comunidade, pela sociedade que representa, mas no meio do caminho, muitos são seduzidos econtaminados pela ambição e pelo poder.
Esse sentido pejorativo de política e político foi se construindo a partir das constantes práticas corruptas de pessoas imorais e antiéticas que chegam a exercer o poderpensando e agindo apenas em interesse próprio ao longo de toda nossa história. Isso é tão constante em nosso país, que muitos nem mais questionam ou mesmo se surpreendem com tantas atrocidades, comtanto roubo, com tanta corrupção.
Alguns chegam a multiplicar seus bens cerca de vinte vezes em apenas quatro anos, como é o caso do ministro Palocci. Não posso dizer que tudo isso foi produto decorrupção, mas é no mínimo suspeito. Pode até ser legal, mas não deixa de parecer imoral. De qualquer forma, já parece normal.
Rui Barbosa resume bem essa situação quando afirma que: “De tanto vertriunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se dahonra e a ter vergonha de ser honesto”
É assim que muitas vezes nos sentimos quando testemunhamos em época de campanha candidatos gastando milhões para se elegerem sabendo-se que seus salários, quandoeleitos, em quatro anos não seria suficiente para recuperar nem 10% do investimento feito. O mais curioso é que ninguém diz nada. Ta tudo bem.
O verdadeiro sentido da política não é esse. A política...
tracking img