O que é poder?

Páginas: 6 (1384 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2011
Resumo do Livro

O QUE É PODER
(Gerárd Lebrun)

Este trabalho tem por objetivo relatar ideias expostas pelo autor do livro de forma sucinta, dando ênfase em seus conceitos principais que ligam o “poder” com o desenrolar de uma política administrativa.

Relações Internacionais
Autor: GBM

Para uma melhor compreensão do livro estudado – escrito por Gérard Lebrun – primeiro há de sefazer uma análise em relação à diferença entre os significados das palavras “potência” e “poder”. A noção de “ter potência de” se refere a nada mais do que ter a capacidade de efetuar uma ação; a palavra também designa virtualidade, e caracteriza a oportunidade de impor sua própria vontade. Quando canalizada, a potência determina a força.
Já “poder”, tem em seu significado um elemento suplementarao significado de potência. Poder inclui a dominação, que segundo Max Weber, trata-se da “probabilidade de que uma ordem com um determinado conteúdo específico seja seguida por um dado grupo de pessoas.” Costumes, leis e crenças, por exemplo, também contribuem para determinar a ordem social, pois têm um poder sobre a sociedade que as dita/segue. Mas, para Talcott Parsons, diferentemente depotência, poder não se resume em ter condições de impor sua própria vontade. Para ter poder é necessário que se tenha obtido autoridade, mais que isso, é necessário ter conquistado confiança suficiente por parte de um dado grupo de pessoas, para que ele, então, siga as ordens delegadas sem contestação. O poder caracteriza seu dono como um líder.
É nesse sentido que se pergunta, por que afinal as pessoasse submetem e obedecem à pressão imposta pelo poder alheio? Para Gérard, autor do texto, a resposta é simples: por medo. E isso se torna óbvio ao pensarmos na prática. Pagamos impostos ao governo para não recebermos multas; submetemo-nos às leis e regulamentos – em geral –, pois qualquer infração nos traz a certeza de uma punição. Antes de existir leis, não havia a idéia de justiça e injustiça.Mas a lei, ou melhor, o direito se fez necessário nas sociedades para manter sua integridade. E diferentemente do que se pensa, não é a verdade que faz a lei, e sim a autoridade. Com isso se “X” é provido de poder e autoridade, podemos principiar que “Y” é desprovido dos mesmos.
Assim, portanto, Gérard defende que nenhuma organização política funcionaria sem haver dominação. O poder instauranormas – mais do que as próprias leis – exatamente quando as regras de justiça já não têm mais força suficiente para que os homens as respeitem. E, é aí que entra o papel do Estado; sua administração se expande em todas as partes por sobre os restos dos poderes locais a fim de contornar e controlar uma possível anarquia.
Nesse sentido, o autor destaca pensamentos de Thomas Hobbes – que apesar de tersido leitor fiel de Aristóteles, se opôs às idéias deste. Aristóteles defendeu, em suas filosofias, a idéia de que o homem é um ser político e social e que a república seria uma união  destes para que vivessem bem e felizes. Mas, para Hobbes, o homem era, na verdade, um ser apolítico e anti-social. Com isso, defendia que a República (Leviatã) deveria ser instalada para proteger os homens de seuestado natural – estado onde a vida seria uma guerra de todos contra todos. Porém, para que isso se concretizasse, seria necessário que todo  homem abrisse mão de seus direitos e estabelecesse um contrato com o soberano.
Uma República tem de ser uma potência soberana que una todos os membros – e partes –, todas as famílias e colégios num único corpo. Essa tal potência há de cobrir as necessidadesgerais de cada homem em particular, bem como zelar pela “vida boa e cômoda” dos súditos e pela sua segurança, além, é claro, de garantir a paz. O homem precisa de um soberano para conseguir viver e se sentir membro de uma sociedade, afinal, o homem é um animal que faz valer os seus direitos, mas não admite, facilmente, repassá-los à ninguém mais.
Gérard define a soberania como forma inicial...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O que é o poder
  • O Poder
  • poder
  • O Poder
  • O poder
  • O poder
  • Poder
  • Poder

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!