O que é mecanismo de defesa

Páginas: 4 (895 palavras) Publicado: 24 de setembro de 2011
Respostas

1) A história da construção da Psicologia está ligada, em cada momento histórico, às exigências de conhecimento da humanidade, às demais áreas do conhecimento humano e aos novos desafioscolocados pela realidade econômica e social e pela insaciável necessidade do homem de compreender a si mesmo.
É entre os filósofos gregos que surge a primeira tentativa de sistematizar umaPsicologia. O próprio termo psicologia vem do grego psyché (alma), e de logos (razão), portanto psicologia significa "estudo da alma".
Dizer que a psicologia é uma ciência significa que ela é regida pelasmesmas leis do método científico as quais regem as outras ciências: ela busca um conhecimento objetivo, baseado em fatos empíricos. Pelo seu objeto de estudo a psicologia desempenha o papel de elo entreas ciências sociais, como a sociologia e a antropologia, as ciências naturais, como a biologia, e áreas científicas mais recentes como as ciências cognitivas e as ciências da saúde.

2) Teoria deDarwin e a Psicologia é a Psicologia Evolucionista. Mais recente, a Psicologia Evolucionista se vale dos avanços nas ciências (especialmente as ciências cognitivas e as neurociências) para a construçãode um novo modelo que explique os fenômenos psíquicos a partir da genética e da evolução. A Teoria da Evolução de Darwin diz que os indivíduos mais adaptados prevalecem no ambiente. Assim, aspopulações estão sempre mudando de perfil e adquirindo características mais adaptadas. Para formular essa teoria, Darwin estudou os animais de Galápagos, uma ilha isolada no Pacífico. Além de estudar os animaisde Galápagos, Darwin também observou o crescimento de seu filho. A Teoria da Evolução também influenciou a Psicologia, especialmente os primeiros estudos sobre a mente e o comportamento humanos.3) A Psicologia, em termos etimológicos, é o estudo da psique. Tendo geralmente como finalidade, conhecer e intervir nela para o paciente ter um viver melhor. Hipnose - é o nome dado a uma ou mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mecanismo de Defesa
  • Mecanismo de defesa
  • MECANISMOS DE DEFESA
  • Mecanismos de defesa
  • Mecanismos de defesa do eu
  • MECANISMO DE DEFESA
  • Mecanismos De Defesa
  • Mecanismos de Defesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!