O que é linux?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (471 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é Linux?
O Linux é um sistema operacional derivado do Unix, feito para rodar em computadores pessoais .
O Linux faz tudo o que você poderia esperar de um Unix moderno e completo . Suportamultitarefa real , memória virtual , bibliotecas dinâmicas , redes TCP/IP, nomes de arquivos com até 255 caracteres e proteção entre processos (crash protection), além de muitas outras funcionalidadesque deixariam esta lista extensa demais .
Um grande atrativo que o Linux oferece é o fato de poder trabalhar tanto como servidor de aplicações quanto como estação de trabalho .
E o melhor de tudo: É GRATUITO .
O que é uma Distribuição Linux?
Pelo fato de o Linux ser um software de livre distribuição , muitas pessoas e até mesmo empresas se empenham em organizar o kernel e mais uma sériede aplicativos e manuais para que o sistema fique cada vez mais amigável .
A esse conjunto de aplicativos mais o kernel dá-se o nome de distribuição Linux. Algumas distribuições Linux são maiores queoutras, dependendo da quantidade de aplicativos e a finalidade a que se propõem. Existem desde distribuições que cabem num disquete de 1.44Mb até distribuições que ocupam vários CDs.
Entre as "grandes " distribuições pode-se citar : Kurumin (Brasileira), Conectiva , SuSE, Debian, Ubuntu e Red Hat.
O kernel do Linux
Embora o kernel seja uma parte importante do Linux, ele sozinho nãoconstitui o sistema GNU /Linux. O kernel é o “ núcleo ” do sistema e é responsável pelas funções de mais baixo nível , como o gerenciamento de memória , gerenciamento de processos e da CPU. O kernel também éo responsável pelo suporte aos sistemas de arquivos , dispositivos e periféricos conectados ao computador , como placas SCSI, placas de rede , de som , portas seriais , etc. É chamado Linux oconjunto do kernel e demais programas , como shells, compiladores , bibliotecas de funções , etc.
O ambiente gráfico
No Linux a responsabilidade pelo ambiente gráfico não é do kernel e sim de um...
tracking img