O que é liberdade por hannah arendt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (890 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é Liberdade por Hannah Arendt
Livro – Entre o Passado e o Futuro

Hannah Arendt entende a liberdade como manifestação do homem no espaço público, mediado pela ação e pela linguagem. Políticasem liberdade é uma compreensão distorcida de política, tanto quanto conceber liberdade sem política. Esse espaço público é o local onde uma significa a outra. Há nessas esferas uma co-originalidade,onde uma dá suporte a outra no tocante a seu significado. A isso Arendt chama atenção da seguinte forma:
“Para a pergunta sobre o sentido da política existe uma resposta tão simples e tãoconcludente em si que se poderia achar outras respostas dispensáveis por completo. Tal resposta seria: o sentido da política é a liberdade” (OP, p. 38).34
Não há como conceber a ação privada da liberdade, poisela ganha força tanto quanto é livre para manifestar-se. É disto que é composto o espaço público: elementos plurais e livres. “A política baseia-se na pluralidade dos homens. Deus criou o homem, oshomens são um produto humano mundano, e produto da natureza humana” (OP, p. 21). Nesse sentido, podemos afirmar que a política trata do convívio entre os diferentes, isto é, a pluralidade traz em si osentido da liberdade, manifesta o direito de todos aparecerem e atuarem. A política é plural, porque a liberdade exige a pluralidade como condição sine qua non. Não há liberdade quando um só é dono daverdade e os outros não têm o direito de exprimir suas posições. Para Hannah Arendt, o campo da política é o campo de ação, que só é possível quando em uso da liberdade e não uma liberdade teórica,mas uma que aparece no mundo fenomênico. Sendo assim, o campo da política não é o da razão pura como queria Platão – nem o da razão prática – como aparentemente, segundo Arendt, se pensa que teria sidoa posição de Kant, de tal modo que podemos afirmar que a política está em outro campo: o do pensamento plural.
“A liberdade, que encontra na pluralidade sua expressão, tem constituição no mundo...
tracking img