O que é leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (468 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 2005.
Márcia Tomaz
O presente resumo se refere: “A leitura além da escrita”, do livro “O que é leitura” de Maria Helena Martins,que trata especialmente da maneira de como se deve ler, não somente letras, mais sim, com gestos, objetos, pessoas, emoções e o mundo.
Para a Autora a ideia de leitura não deve ser restrita apenas aletras e sim interpretar tudo o que acontece ao nosso redor. Como explicar expressões, como fazer a leitura de um gesto? Um olhar? A leitura será sempre a mesma? Será igual?
A Autora nos mostra queexiste três níveis básicos de leitura, inter-relacionados. O Sensorial, é a forma de transmitir uma sensação, envolvendo assim o leitor. O tato, a visão e o olfato fornecem a resposta mais imediataas exigência do mundo, provocando logo prazer ou rejeição; o emocional, faz com que o leitor se envolva nos sentimentos, encontrando no subconsciente uma fuga para a realidade, lugares imaginários,levam ao fundo a fantasia, que foge do controle racional naquele momento; e o racional, com o qual o leitor é capaz de fazer uma avaliação critica da leitura. A leitura racional é considerada corretapelos letrados ou intelectuais e já relacionar a leitura com experiências sensoriais e emocionais diminui sua significação, revela ignorância, (p.62).
A leitura se realiza a partir do diálogo doleitor e o objeto lido, existe um contexto, no qual o processo de leitura se realiza. A Autora defende que a leitura racional acrescenta a sensorial e a emocional, o fato de se estabelecer uma ponte entreo leitor e o conhecimento, permitindo questionar a origem e a individualidade, dando sentido ao texto, ampliando as possibilidades de leitura.
A Autora desenvolve o tema leitura com criticas aosistema de educação do nosso país, muitos educadores não conseguiram superar a pratica formalista e a mecânica, enquanto a maioria dos educandos se prendem ao sistema decoreba (p.23). O que ainda hoje é...
tracking img