O que é leitura? maria helena martins-esquematização

O que é Leitura?
Maria Helena Martins, Série Primeiros Passos, Editora Brasiliense.

Capítulo I- Falando em leitura
* Falando em leitura, podemos ter em mente alguém lendo jornal, revista,folheto, mas o mais comum é pensarmos em leitura de livro.
O ato de ler não se resume apenas na leitura de livros, nós podemos ler uma situação, uma atitude, um olhar, um objeto, enfim, podemos leratravés dos sentidos, das emoções e da razão.

Capítulo II – Como e quando começamos a ler
Começamos a ler muito cedo, desde o nosso primeiro contato com o mundo.
* É neste contato com o mundoexterno que começamos a compreender, a dar sentido ao que e a quem nos cerca. Esses são também os primeiros passamos para aprender a ler.
* Para entender melhor essa ideia, Paulo Freire diz oseguinte: “ninguém educa ninguém, como tampouco ninguém se de educa a si mesmo: os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo”.
* Na prática, ninguém ensina ninguém a ler; o aprendizado ésolitário – embora se desencadeie e se desenvolva na convivência com o mundo.

Capítulo III- Ampliação a noção de leitura
Maria Helena faz uma crítica aos livros didáticos.
* Os livros didáticoscontêm textos condensados, supostamente digeríveis e que dão a ilusão de tornar seus usuários aptos a conhecer, apreciar e até ensinar as mais diferentes disciplinas, de fato, com o objetivo de simplificarassuntos considerados complexos os livros didáticos acabam por deturparem os textos transcritos.

Capítulo IV- O ato de ler e os sentidos, as emoções e a razão

- Leitura Sensorial
remete-seaos cinco sentidos do ser humana; audição, visão, tato, paladar e olfato, por este fato tende a ser mais rápida, irracional e ingênua.
-
Leitura Emocional
Quando uma leitura passa a ficar maisinteressante, passa a nos deixar mais alegres ou deprimidos ou quando nos faz lembrar algo, logo, entramos no nível da Leitura Emocional. Esse tipo de leitura, segundo alguns autores, deixa de lado o...