O que é inteligência para os psicólogos cognitivos contemporâneos com experiência em pesquisa sobre inteligência?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1359 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
www.nuclear.radiologia.nom.br
Estudos dirigidos de Anatomia
Esqueleto
1. Conceituar esqueleto dos pontos de vista estrutural e funcional;
Estudo no sentido mais amplo das formações intimamente ligadas ou relacionadas com os ossos formando o arcabouço do corpo que, possibilita desempenho de suas diversas funções.
2. Citar as funções do esqueleto;
Proteção para órgãos e sistemas, sustentaçãoe corformação do corpo, armazenamento de íons Ca e P, sistemas de alavancas movimentadas pelos músculos no movimentos de deslocamento do corpo e produção de algumas células do corpo.
3. Citar os tipos de esqueleto e suas diferenças;
Esqueleto articulado e desarticulado. O esqueleto articulado se define onde os ossos tem união entre si de forma natural e o desarticulado, onde não se tem uniõespróprias dos ossos que podem se prenderem por meio de partes moles.
4. Citar os ossos que constituem os esqueletos axial, apendicular e as cinturas escapular e pélvica; Axial:
Ossos da cabeça, pescoço, tórax e coluna. Apendicular: úmero, rádio, ulna, ossos do carpo, metacarpo e falanges, fêmur, patela, tíbio, fíbula, calcâneo, ossos do tarso, metatarso e falanges. Escapular: clavícula e escápula naarticulação do úmero. Pélvica: Ossos do quadril se articulando com coluna sacra e fêmur.
5. Citar fatores que determinam as variações no número de ossos do esqueleto humano;
Fatores etários, individuais e critérios de contagem.
6. Dar exemplos de variações no número de ossos do esqueleto humano, decorrentes de fatores etários e individuais;
Recém-nascidos: Frontal em 2 porções direita eesquerda e quadril dividido em 3 partes: ílio, ísquio e pube. Individuais: Persistências de divisão do osso frontal, e possíveis ossos extranumerários possibilitando variações (ex.: ossos do cóccix). Critérios de Contagem: Ossos incluso nos tendões (sesamóides), ossículos do ouvidos.
7. Citar e descrever os tipos de ossos do esqueleto;
Pela posição topográfica, temos os ossos axiais e apendiculares.Axiais fazendo parte do esqueleto axial e apendicular fazendo parte do esqueleto apendicular. E temos também discriminados pela sua forma. Os ossos longos classificados devido a seu comprimento consideravelmente maior em relação a sua largura e espessura contendo epífises e diáfises. Ossos laminares que se apresenta com comprimento e largura equivalentes e espessura reduzida. Ossos curtos que temequivalências nas 3 dimensões. Ossos irregulares de morfologia complexa que não encontra formas geométricas conhecidas. Ossos pneumáticos contendo cavidades de volume variável contendo ar. E ossos sesamóides desenvolvido dentro de tendões ou cápsula fibrosa que envolve algumas articulações.
8. Definir, do ponto de vista macroscópico, as substâncias óssea compacta e esponjosa e o canal medular;
Otecido ósseo tem os mesmo elementos constituintes, mas, diferem quando considerado seu aspecto morfológico. A substancia óssea compacta é mais densa e rija devido a sua característica de lamínulas contendo moléculas fortemente unidas, nas substancia óssea esponjosa, as lamínulas são mais irregulares em forma e tamanho deixando entre si espaços ou lacunas que se comunicam entre si, e a medulaóssea, se encontra alojada no interior do osso compacto e nas lacunas do esponjoso.
9. Citar a importância funcional dos elementos descritivos observáveis na superfície dos ossos;
Os ossos apresentam depressões, saliências e aberturas facilitando a articulação dos ossos entre si e fixação de músculos, ligamentos e cartilagens e passagens externas. As saliências articulares, são lisas e revestidas decartilagem e comumente hilaina, as depressões podem ser como as saliências ou não como fossas, fossetas e as aberturas, geralmente destinadas a passagem de nervos ou vasos como os forames, meatos, óstios, poros e etc.
10. Definir periósteo do ponto de vista macroscópico;
O periósteo é uma delicada membrana conjuntiva de dois folhetos, superficial e profundo. A camada profunda chamada...
tracking img