O que é globalização

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1268 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 9 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O modelo clássico das ciências sociais que era baseado nas sociedades nacionais, vem sendo substituído pelo modelo baseado na sociedade global. Isso quer dizer que as noções de soberania e hegemonia associadas ao Estado – Nação como centro de poder começam a sofrer modificações. Segundo Liszt Vieira ,as novas forças da atual ordem mundial, dominada pela economia capitalista de cunho neoliberal,reduzem os espaço do Estado – Nação , obrigando-os a reformularem os seus projetos nacionais. Ás Nações cabem procurar proteger-se formando blocos geopolíticos e celebrar acordos sob o controle de organizações internacionais como o Fundo Monetário Internacional (FMI),Organização Mundial do Comércio (OMC), Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD),Organização das Nações Unidas(ONU).
Esse conceito dentre muitos, mostra o quanto o capitalismo globalizado pode instabilizar a economia mundial e de como as respostas ás “desordens” iminentes são diferentes nos países desenvolvidos e nos países emergentes sendo mais graves neste último, devido a autonomia na formulação da política econômica ficar comprometida.
O sociólogo inglês Anthony Giddens conceitua globalizaçãocomo “a intensificação de relações sociais em escala mundial que ligam localidades distantes de tal maneira ,que acontecimentos locais são modelados por eventos ocorridos a muitas milhas de distancia e vice-versa “(Giddens,1990).
Outra definição que encontramos é que “globalização é o conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial que vem acontecendo nas ultimas décadas.O pontocentral da mudança é a integração dos mercados numa “aldeia-global”, explorada pelas grandes corporações internacionais.Os Estados abandonam gradativamente as barreiras tarifárias para proteger sua produção da concorrência dos produtos estrangeiros e abrem-se ao comércio e ao capital internacional.Esse processo tem sido acompanhado de uma intensa revolução nas tecnologias de informação – telefones,computadores e televisão.
As fontes de informação também se uniformizam devido ao alcance mundial e á crescente popularização dos canais de televisão por assinatura e da internet. Isso faz com que os desdobramentos da globalização ultrapassem os limites da economia e provoque uma homogeneização cultural entre os países.
Há também uma definição importante do professor Boa Ventura de SouzaSantos que faz uma distinção entre localismo globalizado e globalismo localizado. O localismo globalizado se refere á globalização bem sucedida ou seja aquilo que é importado e que da certo. Exemplo :empresas multinacionais ,globalização do fast food americano..etc.
O globalismo localizado é aquele específico de práticas transnacionais em condições locais que se desestruturam ou reestruturampara atender aos imperativos transnacionais .Exemplo:desmatamento e destruição de recursoa naturais para pagar a dívida externa,uso turistico de sítios históricos e ecológicos,conversão de agricultura sustentável para agricultura de exportação como parte dos “ajustes estruturais” do FMI (Santos,1995).
A globalização levou os países a uma nova configuração espacial mundial difundindo padrõestransnacionais de organização econômica e social, consumo, vida ou pensamento que resultam em pressões competitivas de mercado, amplitude nas comunicações, das experiências políticas ou administrativas e problemas internacionais de produção e intercâmbio. Houve mudanças em relação ás migrações e viagens internacionais, aumento das redes de comunicação, multiplicidade de relações e organizaçõesinterestaduais e organizações não – governamentais, internacionalização do conhecimento social e outras formas de interdependência mundial.
O Professor Otávio Ianni diz que, o mundo vai se transformar em território de tudo e de todos, onde tudo – gente , coisas e idéias - ,tudo se desterritorializa e reterritorializa, adquirindo novas modalidades de territorialização. Desse modo a sociedade global...
tracking img