O que é globalização

O modelo clássico das ciências sociais que era baseado nas sociedades nacionais, vem sendo substituído pelo modelo baseado na sociedade global. Isso quer dizer que as noções de soberania e hegemoniaassociadas ao Estado – Nação como centro de poder começam a sofrer modificações. Segundo Liszt Vieira ,as novas forças da atual ordem mundial, dominada pela economia capitalista de cunho neoliberal,reduzem os espaço do Estado – Nação , obrigando-os a reformularem os seus projetos nacionais. Ás Nações cabem procurar proteger-se formando blocos geopolíticos e celebrar acordos sob o controle deorganizações internacionais como o Fundo Monetário Internacional (FMI),Organização Mundial do Comércio (OMC), Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD),Organização das Nações Unidas(ONU).
Esse conceito dentre muitos, mostra o quanto o capitalismo globalizado pode instabilizar a economia mundial e de como as respostas ás “desordens” iminentes são diferentes nos paísesdesenvolvidos e nos países emergentes sendo mais graves neste último, devido a autonomia na formulação da política econômica ficar comprometida.
O sociólogo inglês Anthony Giddens conceitua globalizaçãocomo “a intensificação de relações sociais em escala mundial que ligam localidades distantes de tal maneira ,que acontecimentos locais são modelados por eventos ocorridos a muitas milhas de distancia evice-versa “(Giddens,1990).
Outra definição que encontramos é que “globalização é o conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial que vem acontecendo nas ultimas décadas.O pontocentral da mudança é a integração dos mercados numa “aldeia-global”, explorada pelas grandes corporações internacionais.Os Estados abandonam gradativamente as barreiras tarifárias para proteger suaprodução da concorrência dos produtos estrangeiros e abrem-se ao comércio e ao capital internacional.Esse processo tem sido acompanhado de uma intensa revolução nas tecnologias de informação –...
tracking img