O que é filosofia?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FILOSOFIA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
O QUE É FILOSOFIA?
A palavra filosofia é de origem grega: Philo: amor/Sophia: sabedoria e significa “amor pela sabedoria”. É a busca de umainterpretação verdadeira para tudo o que existe. Significa refletir de uma determinada maneira sobre problemas, ideias e teorias.
Não existe uma definição única de Filosofia,uma vez que nenhuma teoria está totalmente certa ou errada.
“A filosofia é uma reflexão radical, rigorosa e de conjunto sobre os problemas que a realidade apresenta”. Saviani(1980, pg.27).
Assim a filosofia surge como uma reflexão crítica sobre o conhecimento e sobre o mundo. É um “conjunto de respostas” aos problemas que se colocam pelo quenenhuma resposta é definitiva ou totalmente correta.

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
A Filosofia da Educação exerce um papel fundamental dentro da escola, enquanto detentora do processoeducativo.
A educação sofrerá necessariamente o impacto dos problemas da realidade em que acontece. Os problemas educacionais surgem devido aos problemas existentes narealidade.
A Filosofia da Educação propõe uma auto-reflexão rigorosa, radical e global ou de conjunto sobre os problemas educacionais. Assim, a educação se auto-avalia e apresentasugestões à otimização da educação enquanto processo de tomada de consciência é transformador do mundo. A filosofia instiga um olhar crítico. Quando a crítica da filosofia éavaliada pela educação, surge a possibilidade de construção de um projeto educativo com bases mais sólidas. A filosofia da educação, além de conduzir a educação para umaauto-reflexão, tem a função libertadora e da à educação os meios necessários para seu fortalecimento e crescimento concreto, levando os educandos à autonomia, função evidente da educação.
tracking img