O que é felicidade?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1600 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução



What is happiness?
(O que é felicidade?)

Será que ter dinheiro, fama e beleza foram tudo o que Megan Park sempre quis? Será que isso é felicidade? Ou o que ela simplesmente buscou/ quis, foi só ter felicidade ou um simples amor verdadeiro? Talvez nem sempre o tripé fama, dinheiro e beleza componham a chamada e talvez mais procurada fórmula no mundo: felicidade.Para mim, a felicidade está na busca, na perseverança, no ato de acreditar. Está no receio, nos sonhos, nos absurdos, nos carinhos, na vida em si. Basta você mesmo tentar enxergá-lo, apostar em cada detalhe, pois a perfeição nunca é demais, a partir do momento que acreditamos que ela existe.

“A felicidade depende de nós mesmos.”

O que é felicidade?

A felicidade – segundo o site Wikipédia- é um estado durável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico, em que o sofrimento e a inquietude estão ausentes. Abrange uma gama de emoções ou sentimentos que vai desde o contentamento até a alegria intensa ou júbilo. A felicidade tem, ainda, o significado de bem-estar espiritual ou paz interior.
Existem diferentes abordagens ao estudo da felicidade - pela filosofia,pelas religiões ou pela psicologia. O homem sempre procurou a felicidade. Filósofos e religiosos sempre se dedicaram a definir sua natureza e que tipo de comportamento ou estilo de vida levaria à felicidade plena. A felicidade é o que os antigos gregos chamavam de eudaimonia, um termo ainda usado em ética. Para as emoções associadas à felicidade, os filósofos preferem utilizar a palavra prazer. É difícildefinir rigorosamente a felicidade e sua medida. Investigadores em psicologia desenvolveram diferentes métodos e instrumentos, a exemplo do "Questionário da Felicidade de Oxford”,  para medir o nível de felicidade de um indivíduo. Esses métodos levam em conta fatores físicos e psicológicos, tais como envolvimento religioso ou político, estado civil, paternidade, idade, renda etc.
Estudos têmprocurado achar padrões de comportamento e pensamento nas pessoas que se consideram felizes. Alguns padrões encontrados são:
• buscar objetivos de acordo com suas características pessoais
• riqueza em relacionamentos humanos
• possuir uma forte identidade étnica
• ser agradável e gentil no relacionamento com outras pessoas
• ausência de problemas
• ser competente naquilo que se faz
• gostardaquilo que se possui
• ser autoconfiante
Outro estudo sugere que um dos fatores mais importantes para se atingir a felicidade é a independência pessoal.

A FELICIDADE

“Uma pessoa feliz não é uma pessoa num conjunto de circunstâncias, e sim uma pessoa com um conjunto de determinadas atitudes”.
Hugh Downs

FELICIDADE vem de felicitas (de Félix), termo latino, podendo significarsucesso, satisfação,bem-estar, contentamento, ventura, boa-fortuna, dita, bom-êxito, bom-resultado, alegria, glória, estado prazenteiro, etc.
FELICIDADE era o nome da divindade alegórica romana, a deusa do bom-êxito, que estava relacionada com o conceito de fecundidade, sendo representada sempre com o caduceu (vara delgada e lisa com duas serpentes enroladas, e asas no topo) e o cornúpia (vaso de flores efrutos, para simbolizar abundância e fortuna).
FELICIDADE, usado o termo no plural, era o nome dado às sete divindades japonesas que pertencem ao budismo popular, entre as quais estavam os deuses da jovialidade, da riqueza e da longevidade.
A conceituação de FELICIDADE é bastante farta na literatura mundial e na filosofia dos povos. Vejamos algumas colocações. A felicidade tem sido considerada como: 1. "Concurso de circunstâncias que causam ventura".   
2. "Bem, composto de todos os bens; faculdade plenamente suficiente para viver; perfeição na virtude para um ser vivo. Ter o que precisa para viver". 
3."Um estado de bem-estar, caracterizado por ser plenamente estável, com emoções predominantemente agradáveis, variando de intensidade desde o simples contentamento até a profunda e...
tracking img