O que é etnocentrismo, everaldo rocha.

Páginas: 2 (341 palavras) Publicado: 13 de abril de 2011
De acordo com o livro de Everaldo Rocha, Etnocentrismo são atitudes pela qual, um individuo ou um grupo social, julga outros indivíduos ou grupos, tendo como referencia seus próprios valores. Como seo “meu” grupo fosse o certo, e que “nós” somos o centro de tudo e que os “outros” devem pensar e sentir através da nossa definição do que é existência. O grupo de referencia, como no meu exemplo é o“meu grupo”, faz uma visão a única possível, a melhor e a mais certa. E o “outro grupo” fica tachado como anormal, engraçado, absurdo. Isso se dá num reforço de identidade do “meu grupo”, que se achasuperior e melhor.
A cultura etnocêntrica é uma cultura que considera que seus valores são naturais, que seus valores são o certo. E acha que só existe uma forma certa de fazer as coisas que é o doseu jeito. Ele tenta desenvolver essas idéias no primeiro capitulo da forma mais clara possível, falando que o etnocentrismo nasce do choque cultural, das comparações entre as culturas. Explica que oetnocentrismo surge no contexto da colonização da America, e usa como justificativa para muitas das atitudes formadas. Quando a civilização ocidental conheceu a outra cultura, conheceu de formaetnocêntrica.
Neste capitulo é abordado também às atitudes pessoais frente a outros grupos sociais com os quais convivemos nas grandes cidades, rotular pessoas e definir estereótipos a partir do confrontocotidiano com a diferença. As idéias etnocêntricas que temos sobre as “mulheres”, os “negros”, os “empregados”, os “paraíbas de obra”, os “colunáveis”, os “doidões”, os “surfistas”, as “dondocas”, os“velhos”, os “caretas”, os “vagabundos”, os gays e todos os demais “outros” com que se tem familiaridade, são uma espécie de “conhecimento” um “saber”, baseado em formulações ideológicas, que no fundotransforma a diferença pura e simples num juízo de valor perigosamente etnocêntrico.
A antropologia busca a compreensão do etnocentrismo como fator a ser observado a partir de vários ângulos....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ROCHA, Everaldo. O que é Etnocentrismo.
  • O que é etnocentrismo
  • Rocha, everaldo p. guimarães, o que é etnocentrismo? brasiliense. são paulo, 1986. 3ª edição.
  • O que é Etnocentrismo de Everardo Rocha
  • Everardo P. Guimarães Rocha
  • Resumo do livro O que é etnocentrismo (Everardo Rocha)
  • RESUMO: LIVRO “O QUE É ETNOCENTRISMO” DE EVERARDO ROCHA
  • Resenha: "O que é etnocentrismo?", de Everardo Pereira Guimarães Rocha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!